Vigilância epidemiológica alerta para cuidados em dias chuvosos

É neste período que o mosquito transmissor da Dengue e Zyka se prolifera

IMPERATRIZ Neste domingo (04) a mínima deve chegar aos 21ªC e máxima de 32ªC, com possibilidade de pancadas de chuvas.
Reprodução. google imagens/Neste domingo (04) a mínima deve chegar aos 21ªC e máxima de 32ªC, com possibilidade de pancadas de chuvas.
Daniela Souza

Daniela Souza
Domingo, 04 de Novebro de 2018

As chuvas iniciaram na última semana e a previsão é que até o fim do ano isso ocorra em Imperatriz e região. Esse tempo é propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite as doenças zika, dengue e chikungunya. 

A coordenadora da vigilância epidemiológica de Imperatriz, através da secretaria municipal de saúde, pontua algumas atividades corriqueiras durante todo o ano. “O setor de vetores realizam visitas nos imóveis de Imperatriz e busca encontrar focos do mosquito e consequentemente os eliminar”, destaca Maíra Santos.

Ela afirma que durante o período chuvoso ocorre o aumento das atividades educativas também como medida preventiva nas creches, escolas, empresas, nas associações de moradores e na comunidade. “As Unidades Básicas de Saúde são realizadas de forma educativa em parceria com o núcleo municipal de educação em saúde”, explica.

Algumas dicas são importantes para evitar a proliferação do mosquito, entre elas: evitar o acúmulo de água, pois o mosquito aproveita a água acumulada para reproduzir-se. Outra dica é colocar areia nos vasos de plantas, para que a água não se acumule. O lixo também precisa ser organizado. Qualquer material pode acumular água e propiciar a reprodução do mosquito. Fazer a limpeza de calhas, caixa d'água, poças e cano também evitam a proliferação do mosquito. 

Previsão do tempo

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) aponta que nesta semana terá pancadas de chuvas, céu nublado e, em alguns horas do dia, as temperaturas chegarão aos 37ªC.

Neste domingo (04) a mínima deve chegar aos 21ªC e máxima de 32ªC, com possibilidade de pancadas de chuvas. As mesmas temperaturas, com poucas varações, se estenderão até o fim da semana. Os primeiros dias de novembro amanhecerão com céu nublado e poucas nuvens. 

Instagram @correioma