Universo IFMA encerra com premiações de trabalhos

Evento voltado para a promoção de ações de ensino, pesquisa e extensão teve representação das diversas unidades do Instituto

EDUCAÇÃO (Foto: Reprodução) Universo IFMA encerra com premiações de trabalhos

Site IFMA
11/09/2018 08:38

A integração de alunos e servidores do Instituto Federal do Maranhão com a comunidade externa em torno das ações de ensino, pesquisa e extensão foi o grande destaque da quarta edição do Universo IFMA, realizado de 3 a 5 de setembro (segunda a quarta-feira), no Campus São José de Ribamar. Apresentações culturais e a premiação dos vencedores em competições de diferentes categorias marcaram o encerramento da programação do evento.

Antes das premiações, o pátio de vivência do Campus Ribamar foi cenário de apresentações musicais, inclusive de manifestações artísticas maranhenses, como o Tambor de Crioula e o Cacuriá. “O Universo IFMA foi um sucesso”, avaliou o diretor-geral do Campus Ribamar, Marco Antônio Goiabeira Torreão. Ele considerou que, por ter sido instalada há pouco tempo, a unidade anfitriã do evento requeria o desafio de abrigar em uma estrutura de grande porte um contingente considerável de pessoas – tanto dos diversos campi do Instituto quanto da comunidade externa – a fim de demonstrar sua capacidade de articular na prática os trabalhos desenvolvidos nas dimensões do ensino, pesquisa e extensão. O gestor destacou a presença maciça de grupos de escolas da região, bem como as parcerias institucionais para o sucesso do Universo IFMA, dentre as quais a administração pública ribamarense e órgãos de segurança pública.

Natilene Brito (PRPGI) avaliou como positiva a realização do evento, afirmando que o Universo IFMA se consolida no calendário anual de atividades do Instituto. Ela destacou a participação entusiasmada dos participantes nas mostras e competições dos Planetas Tecnológicos (Bots, Play, Startup e Tech). “Os objetivos foram cumpridos, já que o evento é feito para os alunos de todos os campi”, disse a pró-reitora. Além dos estudantes, Natilene Brito relatou o interesse também de empresários com o projeto estratégico “Fábrica de Inovação”, que estreou este ano na programação, com a proposta de prestar serviços inovadores para a comunidade, a partir do levantamento de problemas e resolução pelo emprego da ciência e tecnologia, bem como de integrar as ações de ensino, pesquisa e extensão no cotidiano escolar. A gestora considerou ainda como “de excelência” o empenho de alunos e servidores do Campus Ribamar no planejamento e realização do Universo IFMA.

Professora de História no Campus Presidente Dutra, Roseilda Maria da Silva coordenou os projetos de extensão “Práticas Sustentáveis: as experiências do reaproveitamento de pneus” e “Violência de Gênero: experiências e diálogos na cidade de Presidente Dutra”, classificados em segundo e terceiro lugar, respectivamente, dentre os trabalhos apresentados (formato banner) no Workshop PROEXT. A docente enfatizou que, embora a grande extensão territorial do Maranhão distancie fisicamente os pontos de presença do IFMA, eventos como o Universo IFMA proporcionam a possibilidade de representantes dos campi conhecerem a realidade das iniciativas de ensino, pesquisa e extensão das demais unidades.

Gerson James Martins Ferreira Guimarães é estudante do curso de Bacharelado em Ciência da Computação no Campus Caxias, e foi premiado em primeiro lugar no Planeta Tech com o projeto de pesquisa “Sensoriamento em Colmeias de Abelhas Nativas do Maranhão com Comunicação Via Rádio”. Segundo o discente, são muito relevantes iniciativas como o Universo IFMA, que se voltam para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos próprios estudantes, a fim de “contribuir com o progresso”. Ele argumentou que a integração entre todos os campi do Instituto tem um impacto positivo nas pesquisas, uma vez que possibilitam a interlocução com outros pesquisadores, de forma tanto a receberem críticas quanto encontrarem soluções para os problemas apresentados.

De periodicidade anual, o Universo IFMA é resultado da integração entre as Pró-reitorias de Ensino (PROEN), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) e Extensão (PROEXT) do IFMA, tendo apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa a ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). A finalidade é divulgar e promover um ambiente de interação, com a troca de experiências relativas aos projetos de pesquisa, extensão e inovação desenvolvidos em todos os campi do Instituto, além de apresentar potenciais contribuições à comunidade através dos resultados obtidos.

Relação de premiados

Planeta Bots

Mostra robótica

1º – Robótica educacional: uma proposta sustentável que utiliza materiais alternativos e reciclados para a construção de projetos com arduíno integrados à linguagem de programação scratch (Campus Grajaú)

2º – Teleoperação de braço robótico (Campus Açailândia)

3º – Táxi autônomo para embarque e desembarque de passageiros em pontos determinados desenvolvido utilizando a plataforma Lego Mindstorm (Campus Imperatriz)

Copa Robótica

1º – Wemerson Silva (Campus Açailândia)

2º – Gerlane Chaves (Campus Imperatriz)

3º – Neres de Almeida (Campus Açailândia)

Planeta Tech

1º – Sensoriamento em Colmeias de Abelhas Nativas do Maranhão com Comunicação Via Rádio (Campus Caxias)

2º – Transdutor Ultrassônico: Sistema de Repulsão de Insetos Fitófagos em Culturas Agrícolas (Campus Imperatriz)

3º – Caroço do açaí como fonte de energia alternativa na produção de tijolos nas olarias da cidade de Imperatriz (Campus Açailândia)

Planeta Startup

Corrida de Startups

1º – Super Girl (Campus São Luís – Centro Histórico)

2º – Libras Fácil (Campus Rosário)

3º – Blood Life (Campus Rosário)

Planeta Play

Mostra de Jogos

Categoria Fábrica de Inovação 

1º – Aprendendo com Alex (Campus São Luís – Monte Castelo)

2º – Face Aba – um game para auxílio no tratamento de crianças autistas (Campus Codó)

3º – Poleis (Campus Timon)

Categoria Jogos Inscritos

1º – Darkan MMORPG  (Campus Imperatriz)

2º – Ciência da Destruição (Campus Santa Inês)

3º – Flappy Mov (Campus Açailândia)

Workshop PROEXT

Apresentação Banner

1º – Práticas de Educação Ambiental para a Formação Agroecológica (Campus São Luís – Monte Castelo)

2º – Práticas Sustentáveis: as experiências do reaproveitamento de pneus (Campus Presidente Dutra)

3º – Violência de Gênero: experiências e diálogos na cidade de Presidente Dutra (Campus Presidente Dutra)

Apresentação Oral

1º – Instituto Cidadão (Campus Grajaú)

2º – Curso FIC “Arte e Artesanato” (Campus Pedreiras)

3º – Popularização da Ciência: a experiência da SNCT no Alto Turu (Campus Zé Doca)

Acesse aqui as fotos do evento

Instagram @correioma