UFMA fica entre as 100 melhores universidades do país

Universidade Federal do Maranhão ocupa 51º lugar no ranking

EDUCAÇÃO Reprodução UFMA fica entre as 100 melhores universidades do país

O Imparcial
08/10/2019 07:40

Dentre as 196 universidades pesquisadas pelo Ranking das Universidades da Folha (RUF) divulgado na segunda-feira (7), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ficou no 51º lugar.

Uniceuma e Uema (Universidade Estadual do Maranhão) aparecem em 153º e 157º lugar, respectivamente.

Em comparação com o ranking de 2018, a UFMA subiu 7 pontos no ranking neste ano de 2019, enquanto que Uniceuma subiu 3 pontos e Uema 4.  Dentre as melhores universidades do Nordeste, a UFMA aparece em 9º no ranking. A primeira da região é Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que ocupa ainda a décima posição no ranking geral.

As universidades brasileiras que lideram o ranking são de São Paulo: USP e Unicamp. Ainda segundo o estudo, as melhores do país seguem concentradas nas regiões Sudeste e Sul.

O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. No ranking de universidades estão classificadas as 196 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados pela Folha nas bases do Censo da Educação Superior Superior do Inep-MEC, Enade, SciELO, Web of Science, Inpi, Capes, CNPq, fundações estaduais de fomento à ciência e em duas pesquisas anuais feitas pelo Datafolha.

Indicadores

Quanto aos indicadores pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. A UFMA fica à frente da Uema e Uniceuma em três deles. Somente no quesito internacionalização, a Uniceuma fica à frente. Na questão Ensino, a UFMA fica em 65º, no ano passado ocupa a 73ª posição no ranking. Uniceuma está no 169º lugar e Uema, 174º. Em 2018, essas duas últimas instituições estava em 148º e 164º lugares, respectivamente, tendo portanto, caído no ranking.

No quesito Pesquisa, UFMA, Uniceuma e Uema ficaram com 58º, 151º e 153º lugares.

No indicador Internacionalização, Uniceuma aparece pela primeira vez à frente das universidades públicas do estado, com o  81º lugar; UFMA e Uema vem em  89º e 180º lugares, respectivamente.

No fator mercado, UFMA aparece em 56º lugar, Uema e Uniceuma vem em seguida com 78º e 88º lugares no ranking.

Quando se fala em inovação, mais uma vez a UFMA está na frente no 54º lugar. Uniceuma vem no 121º lugar e Uema no 123º.

Instagram @correioma