Terremoto atinge sul da Itália e deixa feridos

Região de Catânia registrou desabamentos, de acordo com o jornal 'La Repubblica'. Tremor é o mais violento desde a erupção do vulcão Etna, na segunda-feira (24)

GERAL Giovanni Isolino/AFP Terremoto atinge sul da Itália e deixa feridos

Globo.com
26/12/2018 15:20

Um terremoto de magnitude 5,1 atingiu a região de Catânia, no sul da Itália, na madrugada dessa quarta-feira (26), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). De acordo com o jornal "La Repubblica", a intensidade foi menor (4,8 de magnitude), mas o tremor provocou desabamentos e deixou 10 pessoas feridas.

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) informou que mais de 130 tremores foram registrados desde segunda-feira (24), quando começou a erupção. O "La Repubblica" afirma que esse foi o terremoto o mais violento desde então.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o epicentro foi registrado em Acitrezza, a 10 km de profundidade.

A estrada A18, que liga Catania a Messina, foi fechada por precaução.

O Etna, com 3,3 mil metros, é o vulcão mais ativo da Europa, com erupções frequentes, conhecidas há pelo menos 2.700 anos. Sua última fase eruptiva foi na primavera de 2017 e a última grande erupção, no inverno de 2008 para 2009.

No fim de março, um estudo publicado na revista Bulletin of Volcanology revelou que o Etna desliza muito lentamente na direção do Mediterrâneo, a um ritmo constante de 14 milímetros por ano.

Instagram @correioma