Secretaria de Educação realiza formação para cuidadores da Educação Especial

No período de 28 de agosto a 05 de setembro, a Secretaria de Educação, realiza em escolas da rede municipal a formação de outra equipe de profissionais.

EDUCAÇÃO Site Prefeitura Municipal de Açailândia-MA Secretaria de Educação realiza formação para cuidadores da Educação Especial

Site Prefeitura Municipal de Açailândia-MA
27/08/2018 10:45 atualizado em 27/08/2018 15:16

A Secretaria Municipal de Educação de Açailândia, iniciou na última segunda-feira, 20, o treinamento para cuidadores da Educação Especial, precisamente dos segmentos da Educação Infantil ao 9º. Ano, para a educação do campo e zona urbana.

Uma tabela com o cronograma da ação deixa bem claro aos cuidadores, os dias, locais e horário em que estão sendo ministradas as “Formações por cada tipo de Deficiência”. Dentre elas estão: a visual; múltipla; física; intelectual e transtorno do espectro autista. As aulas estão acontecendo no auditório da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento da Educação Especial. O evento ocorreu até sexta-feira, 24. 

De acordo com informações do departamento, a Formação faz parte da programação alusiva à “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”. Conta com a participação de todos os cuidadores da rede municipal de ensino, além de outros cuidadores que atuam na APAE - Associação dos Pais de Alunos Especiais de Açailândia. No município, cerca de 416 pessoas com estas deficiências, na faixa etária de idade de 3 a 28 anos de idade recebem a assistência de cuidadores lotados no município, que ora passam por esta qualificação que objetiva melhor educar a pessoa com deficiência.

A educadora, Ivanilde Sobral Lima, coordenadora do Departamento da Educação Especial, ressaltou que este ano, a equipe da SEDUC está trabalhando para revolucionar de forma específica objetivando alcançar um crescimento cognitivo que é o processo de aquisição de conhecimento. “É importante ressaltar que as pessoas com qualquer tipo de deficiência tem o direito garantido à matricula, a permanência e posteriormente a questão da evolução do aprendizado dentro da rede municipal de ensino”, finaliza Ivanilde, fortalecendo o apoio da secretária Maysa Vieira, que sempre tem dado suporte aos educadores do município, proporcionando palestras e cursos de qualificações para melhor assistir a rede de ensino do município em todos as áreas da educação.

Ainda no período de 28 de agosto a 05 de setembro, a Secretaria de Educação, realizará em escolas da rede municipal a formação de outra equipe de profissionais da Educação do Campo e terá como tema: “Educação do Campo: Uma proposta curricular em construção”. O público alvo a ser alcançado serão os gestores; supervisores; professores e cuidadores da rede municipal de ensino de Açailândia, tanto da zona urbana, quanto da zona rural.

Instagram @correioma