Regularização eleitoral já pode ser realizada nas unidades do Viva

Procon disponibiliza serviços em suas unidades no programa Viva

ESTADO Reprodução Regularização eleitoral já pode ser realizada nas unidades do Viva

Procon/MA
07/11/2018 18:00

O Viva/Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) retornou, desde segunda-feira (15), com as atividades referentes à regularização eleitoral. Entre os serviços estão emissão do primeiro título, transferência, revisão de dados e regularização da situação eleitoral.

A pessoa que for requerer o primeiro título precisa levar documento oficial que contenha a sua nacionalidade (RG original, carteira de trabalho, certidão de nascimento etc.). Os maiores de 18 anos, do sexo masculino, devem apresentar o certificado de reservista.

Quem for realizar as demais operações, é necessário apresentar qualquer documento oficial, comprovante de residência em nome do eleitor, com no máximo três meses, e título de eleitor, caso tenha.

Durante o período eleitoral, de 07 de julho a 28 de outubro, os cartórios que prestam esses serviços tiveram suas atividades suspensas por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além dessa medida, entidades e órgãos públicos ficaram proibidos de realizar qualquer atividade que configurasse campanha ou publicidade.

A presidente do Viva/Procon Maranhão, Karen Barros, reforça que os cidadãos já podem regularizar situações relacionadas ao Tribunal Regional Eleitoral. “O Viva/Procon é um grande balcão de serviços e está apto para atender grandes demandas, com conforto, qualidade, acessibilidade e segurança para o cidadão”, destaca.

Karen Barros explicou que, após a eleição é possível, nas unidades do Viva/Procon-MA, realizar todo o processo de regularização, mas a justificativa do voto, em caso de ausência, é realizada somente no fórum eleitoral. O prazo para se regularizar é de 60 dias após cada turno da votação.

Em Imperatriz o eleitor pode se dirigir às unidades do Viva localizadas em dois nos shoppings da cidade, no Centro e no Jardim São Luís.

Instagram @correioma