Regularização eleitoral já pode ser realizada nas unidades do Viva

Procon disponibiliza serviços em suas unidades no programa Viva

ESTADO Emissão do primeiro título é um dos serviços oferecidos.
Reprodução/Emissão do primeiro título é um dos serviços oferecidos.

Procon/MA
Quarta-feira, 07 de Novebro de 2018

O Viva/Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) retornou, desde segunda-feira (15), com as atividades referentes à regularização eleitoral. Entre os serviços estão emissão do primeiro título, transferência, revisão de dados e regularização da situação eleitoral.

A pessoa que for requerer o primeiro título precisa levar documento oficial que contenha a sua nacionalidade (RG original, carteira de trabalho, certidão de nascimento etc.). Os maiores de 18 anos, do sexo masculino, devem apresentar o certificado de reservista.

Quem for realizar as demais operações, é necessário apresentar qualquer documento oficial, comprovante de residência em nome do eleitor, com no máximo três meses, e título de eleitor, caso tenha.

Durante o período eleitoral, de 07 de julho a 28 de outubro, os cartórios que prestam esses serviços tiveram suas atividades suspensas por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além dessa medida, entidades e órgãos públicos ficaram proibidos de realizar qualquer atividade que configurasse campanha ou publicidade.

A presidente do Viva/Procon Maranhão, Karen Barros, reforça que os cidadãos já podem regularizar situações relacionadas ao Tribunal Regional Eleitoral. “O Viva/Procon é um grande balcão de serviços e está apto para atender grandes demandas, com conforto, qualidade, acessibilidade e segurança para o cidadão”, destaca.

Karen Barros explicou que, após a eleição é possível, nas unidades do Viva/Procon-MA, realizar todo o processo de regularização, mas a justificativa do voto, em caso de ausência, é realizada somente no fórum eleitoral. O prazo para se regularizar é de 60 dias após cada turno da votação.

Em Imperatriz o eleitor pode se dirigir às unidades do Viva localizadas em dois nos shoppings da cidade, no Centro e no Jardim São Luís.

Instagram @correioma