Profissionais da área de Recursos Humanos participam de ação da FIEMA

Objetivo foi discutir ferramentas de gestão estratégica no setor de RH como diferencial competitivo nas empresas

IMPERATRIZ Reprodução Profissionais da área de Recursos Humanos participam de ação da FIEMA

Assessoria
14/08/2019 12:00

Selecionar, contratar, desenvolver, adaptar, treinar, reter e motivar colaboradores, são entre tantas outras, responsabilidade do setor de Recursos Humanos de uma empresa. Com o papel de dinamizar e gerenciar a qualidade do ambiente organizacional, o RH é um dos pilares do crescimento competitivo, seja de instituições, entidades, empresas, organizações sem fins-lucrativos. Pensando nisso, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), por meio das entidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, (SENAI), Serviço Social da Indústria, (SESI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), organizou na última semana em Imperatriz o “Conversando com RH”. A ação ocorreu no auditório do Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, e reuniu aproximadamente 50 participantes. A palestra trouxe como tema “RH Estratégico como Diferencial Competitivo”, e foi ministrada pela analista de relações com mercado da do Sistema FIEMA, Ana Nery Rodrigues.

O superintendente regional do SESI e superintendente interino da FIEMA, Diogo Lima, ressaltou o papel das instituições, quanto a busca de qualificação e debate sobre este tema. “O Sistema FIEMA trabalha em prol da competitividade da indústria. Nós oferecemos através do SESI, SENAI e IEL um rol de serviços que auxiliam os RHs das empresas, seja na área de saúde e segurança, qualificação profissional e básica, até a educação dos dependentes dos funcionários. Para que uma empresa gere lucro, percebe-se a importância dos seus funcionários, dentro de um contexto estratégico, estarem motivados e aptos à função que exercem, com isso a empresa só tende a ganhar com maior produtividade e eficiência”, reafirmou Lima.

A temática falou sobre aspectos que envolvem um sistema de gestão mais estratégico e que tenha o setor de RH como primordial no desenvolvimento de medidas pró-empresa. “Acreditamos que não são os clientes o principal fator de sucesso das empresas e sim os funcionários. São eles que trazem a satisfação para os clientes na hora de atender e fazem o contato direto com esses clientes. Assim, é uma parte fundamental de qualquer empresa, até mesmo para que ela tenha lucro, o cliente precisa ser bem atendido. Neste sentido, o RH é fundamental no processo de trazer uma satisfação para os funcionários. Eles têm que estar bem, para poder tratar o cliente bem”, assegura a assessora da Unimercado do Sistema FIEMA, Nadja Brusaca.

O consultor empresarial, Marcos Aurélio Gonçalves, trabalha há mais de 20 anos no ramo de negócios e desenvolvimento de empresas. Ele foi um dos participantes da iniciativa, e revela que a ação foi uma oportunidade de atualização e informação neste cenário do RH. “Esses encontros acabam medindo o conhecimento de todos, você acaba colocando ideias, atualizações e essa busca do conhecimento é imprescindível no ramo empresarial. De vinte anos para cá, mudou muito a postura do RH e a importância dele para as empresas. A globalização, o planejamento estratégico, o trabalho da parte humana, de preparação da mão de obra, em vista do lucro da empresa, tem se alterado continuamente. O RH deixou de ser um gerador de despesas e passou a ser um gerador de receitas”, finalizou Gonçalves.

A discussão trouxe bons debates entre o público presente, reafirmando o posicionamento estratégico do profissional do RH, que deve ser visto, não meramente como contratadores de pessoas, mas um agente fundamental na gestão da equipe, ao evidenciar talentos, gerir comportamentos e potencializar o capital humano. “Percebo a visão do estigma do RH como apenas Departamento de Pessoal, tratado puramente como recurso operacional. Mas essa visão deve mudar e ir além, pois as funções do RH Estratégico, define a implantação de um ambiente favorável à criação e a produtividade, em vista de políticas de valorização de seu colaborador”, declara a palestrante.

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