PMMA 183 anos de existência: Patrimônio dos Maranhenses

A Polícia Militar do Maranhão está presente nos 217 municípios maranhenses

POLÍCIA Reprodução PMMA 183 anos de existência: Patrimônio dos Maranhenses

Ascom SSP
01/06/2019 09:44 atualizado em 01/06/2019 10:32

Criada em 17 de junho de 1836 com o nome de Corpo de Polícia da Província do Maranhão, teve como o seu primeiro Comandante o major Feliciano Falcão. Em sua existência passou por diversas modificações e recebeu variadas denominações, sempre participando ativamente da história maranhense como na restituição da ordem durante a Balaiada e da história nacional, como no combate aos revoltosos da coluna prestes.

Ao longo dos seus 183 anos, a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), como cumpridora de suas missões constitucionais, tem se consolidado como um dos sustentáculos do Estado Democrático de Direito, inspirado no mais absoluto respeito à vida, a integridade física e a dignidade da pessoa humana.

No âmbito de suas missões, desenvolve a filosofia do policiamento comunitário em permanente integração com a sociedade, visando à preservação da ordem pública promovendo a proteção e o auxílio ao cidadão, à comunidade e ao patrimônio.

Objetivando a otimização da qualificação profissional, a corporação, em parceria com as Universidades Federal e Estadual do Maranhão, e Polícias Militares Coirmãs, forma, aperfeiçoa e especializa seus oficiais. A formação, aprimoramento e especialização das praças, acontecem no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

A Polícia Militar do Maranhão está presente nos 217 municípios maranhenses, atualmente é comandada pelo Coronel PM Ismael de Souza Fonsêca, que conduz a Corporação no cumprimento das suas missões constitucionais. Tendo para tanto localizados na capital, três grandes Comandos de Policiamento de Área Metropolitana, dois Comandos de Policiamento Especializado e um Comando de Segurança Comunitária, e no interior do Estado, oito grandes Comandos de Policiamento de Área, distribuídos entre Batalhões, Companhias Independentes e Destacamentos Policiais, executando as mais diversas modalidades de policiamento (motorizado, montado, de mananciais, aéreo, a pé e de bicicleta). Possui, também, em seus quadros administrativos as Diretorias e Seções, que dão o suporte na logística e no assessoramento para a atividade fim e no processo decisório.

Durante todo o mês de junho o Comando da Corporação realiza uma vasta programação de cunho social, cultural e esportivo, alusivo aos 183 anos da Instituição, além das solenidades de promoção de praças e de entregas de medalhas Brigadeiro Falcão, Mérito Operacional e de Serviço Policial Militar 10, 20 e 30 anos.

Instagram @correioma