Novas pesquisas eleitorais para governador serão divulgadas com dados a nível Estadual e de Imperatriz

De acordo com o portal do TSE, o número de eleitores maranhenses é de quase 5 milhões. Em Imperatriz o número é de 162 mil e 477 eleitores

PESQUISA (Foto: Jornal Correio) Novas pesquisas eleitorais para governador serão divulgadas com dados a nível Estadual e de Imperatriz
Daniela Souza

Daniela Souza
15/09/2018 08:15

Com o objetivo de prestar serviços aos eleitores maranhenses, que irão votar no próximo dia 07 de outubro, o Jornal Correio irá publicar o resultado de pesquisas eleitorais com dados estaduais e municipais. Na edição de segunda (17) será divulgada o percentual de votos a nível estadual, destinada a cada um dos candidatos; terça-feira (18) será somente a porcentagem dos eleitores de Imperatriz. Ambas as pesquisas é para medir quem dos candidatos a governador do Maranhão está entre os mais bem votado para assumir o posto.  

De acordo com o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de eleitores maranhenses é quase 5 milhões. Desses, 74,51% tem registro biométrico. Em Imperatriz o número de eleitores é 162.477; mas somente 162.267 (99,87%) tem a biometria registrada no TSE. 

Para este ano, o TSE lançou diversas campanhas com o objetivo de garantir que os cidadãos eleitores votem com mais segurança. O TSE criou a campanha “Segurança do Sistema Eletrônico da Votação” para reforçar que o processo eleitoral brasileiro é seguro e transparente. A campanha está sendo exibida em forma de filme para TV, spot de rádio e peças gráficas e audiovisuais para as redes sociais do TSE (Facebook, Instagram, Twitter e posts no Google). A ação segue até o dia 28 de outubro.  

O cartaz da campanha traz a seguinte mensagem: “30 camadas de segurança são iguais a zero chance de fraude. A urna eletrônica traz agilidade e integridade para as eleições há mais de 20 anos. Ela tem mais de 30 camadas de segurança, não está ligada à internet e garante o sigilo das suas escolhas como eleitor”.  

Última pesquisa para governador do MA 

A última pesquisa divulgada pelo Jornal Correio avaliou a intenção de votos do eleitorado maranhense realizada nos dias 27, 28 e 29 de agosto. No total foram entrevistadas 1.500 pessoas em 53 municípios das regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro do Maranhão. A margem de erro foi de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança foi estimado em 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob a identificação MA-07731/2018. 

Votos Válidos 

Os votos válidos são determinados pela soma dos votos nominais e dos votos na legenda e não incluem os votos em branco e os nulos, pois estes não são considerados válidos. Para o resultado final o Tribunal Superior Eleitoral apenas considera os votos válidos. Os votos nulos e brancos não entram na apuração da votação. 

Instagram @correioma