Maranhense ganha o mundo do desenho

Mariana Luz, artista ludovicense, está ganhando o Brasil com suas ilustrações

ARTE Reprodução Maranhense ganha o mundo do desenho

O Imparcial
15/04/2019 10:30 atualizado em 15/04/2019 15:01

Nesta segunda-feira (15) foi comemorado o Dia do Desenhista e também o Dia Mundial da Arte. A data é uma homenagem ao aniversário do cientista, matemático e pintor Leonardo da Vinci.

Para comemorar esse dia, conversamos com Mariana Luz, idealizadora da página Mari Vida Ilustrada, que já conta com mais de 75 mil seguidores em seu perfil no Instagram. Mariana é formada em Design e foi no início do curso, aos 18 anos, que ela teve seu primeiro contato com o desenho, para desenvolver mais seus traços e a criatividade. Ela conta que ainda entrou para um curso de desenho artístico e desde então nunca mais parou. A desenhista revelou que as ideias foram fluindo e, com elas, novas oportunidades de trabalho.

Hoje, aos 26 anos, a ideia de misturar a vida real com o mundo lúdico da ilustração se tornou seu próprio negócio e o “Mari Vida Ilustrada” conquistou fãs no mundo todo. Em seus trabalhos, mensagens positivas e de amor próprio são muito frequentes, muito além dos traços, as artes de Mariana traduzem um sentimento.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Mariana Luz (@mari.vidailustrada) on

Quando questionada sobre o que a inspira na hora de criar, “eu me inspiro no meu dia a dia, nas referências que vejo, na minha cabeça que não para, nas pessoas que tenho contato, nos dias vividos! Na maioria das vezes escrevo mensagens para mim e quero compartilhar para melhorar e encorajar o dia de quem as veja, isso me faz muito bem”.

Além do próprio trabalho autoral, a ludovicense tem contratos com marcas de diferentes ramos e trabalha ilustrando e criando produtos para essas empresas. Entre elas, a marca de bicicletas Blitz, para quem Mariana assinou uma linha exclusiva, a coleção de bolsas bordadas e desenhadas para o Estúdio Matulão, um modelo de mala para a marca Le Postiche e muito mais. O trabalho da Mariana ultrapassou as barreiras físicas e ganha, cada vez mais, um espaço importantíssimo no mercado. Para alcançar esse espaço, a artista conta que a ajuda no digital é indispensável.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Mariana Luz (@mari.vidailustrada) on

A internet possibilitou o trabalho para o mundo todo e, mesmo sem sair de São Luís, ela afirma que a maioria dos seus clientes são de fora.“O mercado aqui tá crescendo, mas não me limito e aconselho também quem trabalha nessa área a não se limitar, com a internet aliando as ferramentas necessárias de execução, talento e trabalho temos o mundo”. Mesmo ainda jovem, a carreira da maranhense já é uma grande vitória. Ao ser questionada sobre qual trabalho ela considera mais importante até o momento, ela conta que todos são especiais, mas que assinar uma coleção de produtos e papelaria para a marca carioca Papel Craft foi incrível por acreditarem em seu trabalho e poder ver seus traços materializados em diversos produtos.

A coleção de Mariana tem mais de 15 itens, de calendários até necessaires. Para aqueles que, assim como Mariana, pensam em transformar o desenho em profissão, ela dá um conselho:“só vai, o primeiro passo é se arriscar”.“Treine, mas exponha também, nosso trabalho é muito visual, precisamos ser vistos e ter o espírito de sempre criar e se reeiventar. Conecte-se com outros artistas, busque referências, crie uma rede de contato e nunca esqueça que tem lugar pra todo mundo”.

Instagram @correioma