Maranhão tem 97% do rebanho vacinado contra a febre aftosa

Estado conseguiu manter resultado acima dos 96% pelo quarto ano consecutivo

IMPERATRIZ Reprodução Maranhão tem 97% do rebanho vacinado contra a febre aftosa
Hemerson Pinto

Hemerson Pinto
19/07/2019 13:35

O resultado alcançado pelo Maranhão está relacionado a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, ocorrida entre 1º de maio a 14 de junho. O estado conseguiu vacinar 8.002.558 de bovinos e bubalinos, o que representa 97% do rebanho em todo o território. Os animais vacinados pertencem a 90.351 propriedades.

Os dados são da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED), que afirma ser este o quarto ano consecutivo que o Maranhão mantém a meta de vacinação na primeira etapa, acima de 96%, mantendo o status de zona livre de febre aftosa com vacinação, e encurta o caminho para se tornar zona livre da doença sem vacinação.

A marca alcançada também valoriza o arroba do rebanho e fortalece a economia no estado. Em Imperatriz, segunda maior cidade, o índice vacinal foi de 98,87%, bem próximo as marcas atingidas por São Luís, Presidente Dutra e Bacabal, com 99,79%, 99,02% e 98,74% dos animais da região.

A AGED também considera outro fator importante revelado por estes números a consciência do produtor maranhense sobre a necessidade da vacina para o rebanho.

Instagram @correioma