Inicia capacitação da equipe que vai trabalhar no período de veraneio 

Os agentes participaram do treinamento e atuarão durante o período oficial de veraneio 2019

IMPERATRIZ Assessoria Inicia capacitação da equipe que vai trabalhar no período de veraneio 
Daniela Souza

Daniela Souza
17/05/2019 12:40 atualizado em 17/05/2019 15:13

O período de praias em Imperatriz começa sempre a partir das capacitações dos agentes que vão trabalhar nas festividades de veraneio. Previsto para iniciar no mês de julho, cerca de 28 agentes começaram nesta sexta, 17, capacitação de técnicas de salvamento e resgate aquático, primeiros socorros e noções de manuseos de extintores de incêndio. 

A capacitação contou com atividades teóricas e práticas. Os agentes participaram do treinamento e atuarão durante o período oficial de veraneio 2019. Ministrado pelo instrutor e especialista em segurança pública em mergulho, subtenente Joel Lima, o curso tem objetivo de habilitar os agentes da Defesa Civil para prevenção de afogamentos e salvamento nas praias do rio Tocantins em Imperatriz.  

“O treinamento capacita esses profissionais para atuarem em situações adversas do dia a dia, as quais incluem desde abordagem na água aos primeiros socorros em terra durante a temporada de praias ou não”, afirma Joel Lima. 

Josiano Galvão, superintendente da Defesa Civil, explica que os treinamentos de segurança são fundamentais para execução dos trabalhos desenvolvido pela equipe do órgão.  

“Esse processo, na realidade, já é uma preparação para o período de veraneio que se aproxima, e um dos princípios fundamentais nesse treinamento é garantir a segurança dos frequentadores e banhistas durante a temporada oficial de praias. Além das praias, as técnicas adquiridas durante o treinamento poderão ser aplicados independentemente do lugar onde elas ocorram”, ressalta. 

Para Edvar dos Santos, um dos participantes, a capacitação possibilitará auxiliar, com técnica e conhecimento, os serviços dos guarda-vidas que atuarão nos finais de semana durante o período de praias. “Essa qualificação nos prepara para o enfrentamento do dia a dia, vez que nos possibilita dar uma resposta rápida e eficaz a sociedade. A prática na piscina aprimora nossa resistência física na hora da prestação de socorro e a teórica nos orienta a agir de forma correta”, afirmou. 

Um dos tópicos do treinamento envolveu ainda noções de resgates de vítimas com e sem equipamentos, simulação com vítimas em situação de afogamento, informações relativa ao período veraneio, entre outras instruções. Para fortalecer o trabalho durante o período oficial de praias, Defesa Civil contará com guarda-vidas que serão contratados por meio de licitação. 

(Com informações da assessoria)

Instagram @correioma