Imperatriz atende mais de 2 mil pessoas por mês na área de oncologia

A Unidade Oncológica do Hospital São Rafael é referência no Sul do Maranhão e realiza centenas de atendimento anualmente

SAÚDE Divulgação Imperatriz atende mais de 2 mil pessoas por mês na área de oncologia
Daniela Souza

Daniela Souza
25/02/2019 15:30 atualizado em 25/02/2019 15:56

A Unidade Oncológica do Hospital São Rafael divulgou semana passada o número de atendimentos realizados mensalmente, que abrange municípios da região sul maranhense. Com atendimento regular, a Unidade de oncologia de Imperatriz conta com 40 leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS).  

Com mais de 5 mil pacientes cadastrados, realiza mensalmente 2.500 consultas, 1.500 exames, 60 cirurgias e 800 processos de quimioterapia. O serviço é dividido em dois setores, pediátrico e adulto. 

A Unidade é uma parceria com o Governo do Estado, que beneficia as cidades de Açailândia, Balsas, Barra do Corda e Imperatriz, ao todo totalizando 43 municípios.  

Subdividida em 17 leitos para enfermaria, 12 para cirurgias e 11 para a ala pediátrica, ainda conta com o apoio de Unidades Intensivas de Tratamento (UTI) sendo 8 para adultos e 6 para crianças.  

O ambulatório dispõe de consultas médicas especializadas, exame laboratorial e diagnóstico por imagem, como: radiologia, tomografia, ressonância magnética e ultrassonografia. 

Com uma localização estratégica, facilita a vida da população da região, que por exemplo, antes precisava se locomover até a Capital São Luís. Com a agilidade no processo de diagnosticar, o tratamento é otimizado e beneficia pessoas que necessitam do serviço.  

O Diretor Técnico, Dr. André de Queiroz, explica sobre a importância dessa unidade de oncologia.  

“A Unidade Oncológica é muito importante, tanto para o Sul do Maranhão, quanto para a região tocantina. A importância tanto pela logística, por conta da distância da capital, assim como amplia os serviços prestado na área de saúde em Imperatriz. Esse serviço de oncologia beneficia a cidade em vários aspectos. Nossa equipe médica é completa, temos bons profissionais, alguns com a graduação pela Universidade de São Paulo”.  

Segundo ele, os profissionais que tiveram experiência em hospitais de referência como Albert Einstein e Hospital São Camilo Pompéia, "logo temos um ganho em cadeia, tanto no âmbito da saúde, quanto no acadêmico e futuramente na pesquisa. Contudo, brevemente na área de oncologia, Imperatriz se tornará referência nacional”. 

A Unidade de Oncologia se encontra na Avenida Dorgival Pinheiros de Sousa, 1178 – Centro e realiza atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

*Com informações da assessoria

Instagram @correioma