IFMA: Segue até a próxima semana pedido de isenção do pagamento da taxa do seletivo  

Para Imperatriz, serão ofertadas 560 vagas divididas entre turmas de cursos técnicos e ensino médio.

EDUCAÇÃO Daniela Souza IFMA: Segue até a próxima semana pedido de isenção do pagamento da taxa do seletivo  

Daniela Souza
27/08/2018 12:50 atualizado em 27/08/2018 15:25

Estão abertas as inscrições para isenção da taxa do processo seletivo do Instituto Federal do Maranhão (IFMA 2018). As provas serão aplicadas no dia 02 de dezembro, a partir das 13h, serão quatro horas de prova. Poderá requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição o candidato que: Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal CadÚnico (Bolsa Família, PETI, entre outros) e for membro de família de baixa renda. 

Para Imperatriz, serão ofertadas 560 vagas divididas entre turmas de cursos técnicos e ensino médio. De acordo com o edital, ao solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição o candidato deverá concordar com a Declaração eletrônica de que é membro de família de baixa renda. O interessado em concorrer às vagas de isenção deverá preencher o Formulário Eletrônico de Solicitação de Isenção disponível no site, no até o dia 03 de setembro de 2018; de 8h às 12h e de 14h às 17h.  

Ao entrar no site, candidato deve indicar CPF e RG do Candidato; número de Identificação Social (NIS) do candidato, atribuído pelo Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico; a cidade de realização da Prova; o Campus em que deseja realizar o curso; a Forma de Educação Profissional Técnica de Nível Médio a que vai concorrer (Integrado, Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio); o Curso a que deseja concorrer; o Sistema de Cotas que deseja concorrer. 

edital destaca ainda que não será aceita solicitação de isenção de pagamento de taxa de inscrição via postal, fax ou e-mail. O candidato membro de família de baixa renda deverá dispor dos documentos comprobatórios da situação declarada de carência socioeconômica para que, a qualquer tempo, quando solicitado, sejam entregues. 

 “O número de isenções não poderá ultrapassar 400% das vagas por Forma de Educação Profissional oferecidas em cada Campus e Campus Avançado no Processo Seletivo Público Unificado aos Cursos do IFMA da Educação Profissional Técnica de Nível Médio 2018. A isenção será concedida até o limite permitido. Caso o número de candidatos aptos à isenção seja superior à quantidade de vagas, será usado como critério de desempate a maior idade”, pontua o edital. 

A relação dos candidatos que tiverem seu pedido de isenção de pagamento da taxa de inscrição deferido será divulgada no dia 04 de setembro.  “O candidato que tiver seu pedido de isenção indeferido deverá acessar novamente o site para fazer nova inscrição, imprimir a Guia de Recolhimento da União-GRU e efetuar o pagamento da taxa de inscrição até dia 10 de outubro de 2018”, ressalta o edital.  

Instagram @correioma