Idosos recebem orientações de automassagem e prevenção de acidentes

Ação promovida pela Unitins em Augustinópolis incentiva os cuidados com a saúde

CIDADES Idosos em um dos momentos de atividades ao ar livre.
Reprodução/Idosos em um dos momentos de atividades ao ar livre.

Folha do Bico
Quinta-feira, 08 de Novembro de 2018

O curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Campus Augustinópolis, por meio da disciplina de Práticas Integrativas e Complementares (PIC’S) em Saúde, tem proporcionado a implantação de ações, que através de multidisciplinaridade, integram de forma holística a saúde do indivíduo.

Algumas práticas já estão sendo ofertadas. No final do mês de outubro, acadêmicos ofertaram a técnica da automassagem e auriculoterapia a um grupo de idosos, além de informações de como prevenir quedas.

As práticas tiveram início com a sensibilização dos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Pedro sobre o conhecimento das PIC’s ofertada pelo SUS. A partir desse encontro propõe-se a implantação do “horto medicinal” na UBS. Os colaboradores têm participado de curso voltado para plantas medicinais, no qual se capacitarão para inserção dessa prática no dia a dia das suas atividades.

A coordenação da UBS, juntamente com professora e acadêmicos, realizou o cadastro da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS, junto ao Ministério da Saúde, onde receberá incentivos para realização de novas técnicas.

Instagram @correioma