Governo realiza balanço de avanços e obras das unidades do IEMA

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) foi criado em 2015 com o intuito de ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio no estado

ESTADO Jorge Ribeiro Governo realiza balanço de avanços e obras das unidades do IEMA

Agência de Notícias/Governo do Maranhão
07/02/2019 09:45 atualizado em 07/02/2019 15:53

O secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, e o reitor do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Jhonatan Almada, estiveram reunidos durante esta semana com equipes técnicas dos órgãos para discutir avanços e perspectivas dos IEMAs para os próximos anos. Eles fizeram uma explanação das obras já entregues, como a unidade em Matões, e uma relação das obras em andamento: mais 17 IEMAs serão entregues até o próximo ano.

“Temos conseguido, graças a Deus e ao trabalho sério, firme e coordenado pelo governador Flávio Dino avançar em centenas de obras em todo o Maranhão. E com o IEMA não é diferente. A construção de novos IEMAs traz novas oportunidades e transforma a vida dos alunos. Esta reunião serve para acompanharmos o desenvolvimento das obras e garantir entregas ainda este ano”, comentou o secretário da Sinfra, Clayton Noleto.

Durante a reunião, foi destacada a obra de adequação para o novo Iema em São Luís, instalado na antiga Escola Modelo. O investimento está avaliado em mais de R$ 2 milhões e tem previsão de entrega para o primeiro semestre deste ano. Mais de 60% dos 800 m² que fazem parte do projeto da obra já estão concluídos e uma piscina está passando por reforma. Esses investimentos, para o reitor do IEMA, significam mudanças relevantes no processo de educação desses jovens.

“Nós estamos mais uma vez nesse trabalho de acompanhamento, que é regular, e sempre pensando em ampliar as oportunidades para os jovens. O IEMA tem conseguido fazer com que o aluno tenha uma trajetória exitosa, a exemplo do indicador de 0,18% de evasão escolar e a meta é zerar, graças ao trabalho combinando modelo pedagógico, modelo institucional e claro a infraestrutura que é fundamental para que consigamos realizar um trabalho educativo de qualidade”, reiterou o reitor Jhonatan Almada.

IEMA

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) foi criado em 2015 com o intuito de ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio no estado. O IEMA atua nas áreas de Unidade Plena e Vocacional. As Unidades Plenas estão em funcionamento nas cidades de: Axixá, Bacabeira, Coroatá, Pindaré-Mirim, São José de Ribamar, São Luís/Centro, Timon, Santa Inês, Brejo, Presidente Dutra, São Luís/Itaqui-Bacanga, Matões e Cururupu.

Já as cidades de Açailândia, Bequimão, Caxias, Carolina, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Barra do Corda, Pinheiro, Ribeirãozinho, São Luís/Praia Grande, São Luís/Escola de Cinema e São Luís/Estaleiro Escola estão com as Unidades Vocacionais em pleno funcionamento.

A proposta é implantar o Instituto em vários municípios maranhenses, oferecendo à sociedade infraestrutura, equipamentos e pessoal para o desenvolvimento de cursos técnicos integrados ao ensino médio, respeitando as necessidades locais e as prioridades estratégicas do Maranhão.

Instagram @correioma