Festival Maranhense de Teatro em São Luís começa nesta sexta

Na programação há 24 espetáculos produzidos por grupos e instituições maranhenses

TEATRO Escolas da rede municipal participam do Festival Maranhense de Teatro Estudantil.
Reprodução/Escolas da rede municipal participam do Festival Maranhense de Teatro Estudantil.

Jornal O Pequeno
Sexta-feira, 09 de Novembro de 2018

A abertura oficial da 22ª edição do Festival Maranhense de Teatro Estudantil (Femate) em São Luís será realizada, nesta sexta-feira (9), a partir das 20h, no Anfiteatro Beto Bittencourt (Praia Grande – Centro Histórico de São Luís), com a apresentação da peça Diálogos do Balaio. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), por meio do Centro de Artes Cênicas do Estado do Maranhão (Cacem).

A apresentação dos espetáculos das escolas que concorrem à premiação do festival acontecerá de 12 a 16 de novembro, na Escola Modelo Benedito Leite. O festival é direcionado para estudantes e professores de escolas do ensino fundamental e médio das redes municipal, estadual, federal, privada e comunitária. Na programação, 24 espetáculos produzidos por grupos e instituições de São Luís, Miranda do Norte, Axixá, Alcântara, Rosário e São José de Ribamar.

Os grupos premiados recebem o troféu Cosme Júnior, certificados e bolsas de estudos para o curso Técnico em Arte. Neste ano, a organização do evento pretende alcançar uma média de 25.000 pessoas, entre espectadores, estudantes e professores das escolas públicas e particulares.

Femate

O Femate é uma mostra competitiva que incentiva o teatro na escola, formando atores e, também, apreciadores da cultura, facilitando o contato do jovem com diversas linguagens artísticas. O evento promove a integração das escolas particulares, públicas e comunitárias nos ensinos fundamental e médio, motivando a autoestima e a identidade cultural dos artistas e do público. Também reforça o conhecimento dos participantes no campo do saber estético e promove o acesso ao espetáculo teatral. “Incentivar o teatro na escola é formar apreciadores para o teatro e outras linguagens artísticas e este certame confere certicados aos alunos e alunas participantes premiando os melhores trabalhos com o troféu Cosme Júnior, em homenagem a este grande ator maranhense”, explica o diretor do Cacem, Josimael Caldas.

Espetáculo de abertura

A cerimônia de abertura do festival será às 20h de sexta-feira (09), no Anteatro Beto Bittencourt, dentro do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. A montagem Diálogos da Balaiada é dirigida por Luiz Pazzini e encenada pelos atores Thallison Moreira e Wês Alves. A apresentação tem duração de 20 minutos.

Instagram @correioma