Festival exibe filmes sobre luta por terra e resistência em Imperatriz

O Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira realiza programação na UFMA de Imperatriz até dia 18 de abril

CINEMA Reprodução Festival exibe filmes sobre luta por terra e resistência em Imperatriz
Hyana Reis

Hyana Reis
15/04/2019 11:49 atualizado em 15/04/2019 15:05

Imperatriz recebe até dia 18 de abril a programação do Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira (Cine Front). O evento acontece no auditório do Campus Centro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com exibição de filmes que abordam a luta pela terra, resistência e direitos humanos.

Chegando a sua 5ª edição, este ano o Festival faz homenagem à Comissão Pastoral da Terra (CPT), entidade ligada à Igreja Católica que realiza um trabalho com trabalhadores rurais, especialmente na região da  Amazônia, que estão em condições análogas ao trabalho escravo.

A mostra reúne documentários que envolvem o trabalho da pastoral junto às comunidades camponesas e na defesa dos direitos humanos, além de documentários e filmes premiados que abordam a arte cinematográfica como uma arma a serviço da denúncia, combate às violações de direitos e destruição da natureza e consequências do avanço do capital sobre a Amazônia.  

Em Imperatriz estão sendo exibidos os filmes: "Bandeiras Verdes” & “A Lenda da Terra Dourada”; “Quilombo Rio dos Macacos"; “Conservadorismo em Foco – Um filme sobre a ideologia burguesa” e “Ex-Pajé”. A mostra acontece no auditório da UFMA, com exibições a partir das 18h.

Além de Imperatriz, o Cinefront este ano estará ainda em cidades cidades como Marabá, Belém, Eldorado dos Carajás e Jacudá, no Pará, e Lima, no Peru. Desde sua primeira edição em 2014, Cinefront já exibiu mais de 50 produções em 130 sessões, atingindo um público de cerca de 8 mil expectadores.

O projeto

O festival é um evento organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em parceria com movimentos sociais. O projeto integra o calendário de eventos realizados em referência à Semana da Luta pela Terra.

Programação do festival 

16 de Abril
Auditório do Campus Centro / UFMA - 18h
Filme: “Quilombo Rio dos Macacos ’’

Resultado de imagem para filme quilombo rio dos macacos
'O Quilombo do Rio dos Macacos' mostra um conflito pela propriedade de terra na Bahia. (Reprodução)

17 de Abril
Auditório do Campus Centro / UFMA - 18h
Filme: “Conservadorismo em Foco – Um filme sobre a ideologia burguesa”

Resultado de imagem para Conservadorismo em Foco – Um filme sobre a ideologia burguesa
O filme expõe o processo histórico de formação do conservadorismo na Europa e nos EUA. (Reprodução)

18 de Abril
Auditório do Campus Centro / UFMA - 18h
Filme: “Ex-Pajé” 
 

Resultado de imagem para ex-pajé filme
O premiado documentário denuncia evangelização dos índios brasileiros. (Reprodução)
Instagram @correioma