Em 4 anos, foram realizados 250 mil atendimentos à saúde da mulher

Carretas percorreram o Maranhão e fizeram 250 mil atendimentos para a saúde da mulher

BRASIL Assessoria Em 4 anos, foram realizados 250 mil atendimentos à saúde da mulher

Agência de Notícias/Governo do Maranhão
14/01/2019 09:20 atualizado em 14/01/2019 15:50

Veículos equipados e prontos para fazer consultas, exames e outros procedimentos vêm percorrendo o Maranhão para cuidar da saúde das mulheres. Entre 2015 e 2018, foram cerca de 250 mil atendimentos realizados pelo Governo do Maranhão.

A maior parte dos procedimentos vem das Carretas da Mulher e da Prevenção ao Câncer. É uma ação para prevenir e tratar a doença. Na Carreta da Mulher, foram 210 mil atendimentos e o veículo passou por 170 cidades.

Durante as ações da carreta, são feitos exames de rastreamento de câncer de mama e de coleta de material para o preventivo, além de palestras sobre enfrentamento a violência contra mulher e direitos sexuais.

As carretas aumentam o acesso à rede de atenção à saúde da mulher. Com o Mamógrafo Móvel, são feitos exames imprescindíveis para combater o câncer.

Perto de casa

No fim do ano passado, a carreta passou por São Luís. A comerciária Cláudia Campos, de 51 anos, moradora do Vila Passos, compareceu à carreta para realizar o preventivo.

“Soube da oportunidade no programa de rádio e pude, logo, fazer o exame, além de ter vacinado. É muito bom poder fazer um exame tão importante perto de casa. Não abro mão de cuidar da minha saúde”, contou Cláudia Campos.

Com a ação, o Governo do Maranhão amplia o alcance do tratamento e diagnóstico de câncer de mama, assim como casos de câncer de colo do útero.

Prevenção

Já a Carreta de Prevenção ao Câncer – que tem as mesmas linhas de objetivo – fez mais 21 mil atendimentos no Maranhão. São feitos exames de rastreamento de câncer bucal e de coleta de material para o preventivo.

No caso do câncer bucal, os homens também podem fazer as consultas e os exames. Prestar serviços de assistência, saúde, prevenção e educação para as mulheres dos pontos mais distantes do estado: esse é o objetivo do Ônibus Lilás. Foram aproximadamente 13 mil atendimentos.

O Ônibus Lilás foi especialmente desenvolvido para deslocamento fora dos grandes centros e está equipado com duas salas fechadas para garantir privacidade ao atendimento.

Instagram @correioma