Devotos de Imperatriz e João Lisboa participam do Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré é uma programação tradicional da capital Belém (PA) e todos os anos atrai católicos de diversas partes do país 

CIDADES Reprodução Devotos de Imperatriz e João Lisboa participam do Círio de Nazaré
Daniela Souza

Daniela Souza
11/10/2018 15:00 atualizado em 11/10/2018 16:48

Devotos de Imperatriz e João Lisboa seguem nesta noite, 11, para mais um Círio de Nazaré, na capital Belém (PA). De acordo com os organizadores, este ano somente um ônibus vai para o evento, com 56 devotos. O Círio é um ato de fé, já virou tradição na capital e atrai romeiros de diversas partes do país. 

Segundo o padre Moisés Dias, um dos organizadores da caravana, às 20h o ônibus sai com alguns romeiros da cidade de João Lisboa, em seguida passa na praça de Fátima (às 21h) para pegar os devotos de Imperatriz. Os passageiros pagaram o valor de R$ 330,00, com antecedência.  

O valor inclui a ida a Salinas (somente pela manhã) e a noite a caravana segue para Belém, onde ocorre a programação do Círio de Nazaré. O sacerdote conta ainda que devido a indisponibilidade de local para ficar na romaria, este ano a equipe de Imperatriz resolveu organizar somente um ônibus para participar do Círio.  

“Em Belém vamos esperar a procissão fluvial chegar, que corre pela manhã. A procissão sai de Coroacy, 6h da manhã e chega em Belém por volta das 10h30. Nós também vamos acompanhar a chegada da romaria dos motoqueiros e a chegada nas docas, isso ocorre dia 13. A caravana fica em Belém na sexta (12), na parte da noite, no sábado (13) terá programação de manhã, tarde e noite. Permanece ainda em Belém no domingo (14), os romeiros irão fazer um passeio turístico no Mangal das Garças e visita a uma praia na segunda (15)”.  

O religioso ressalta que todos há 12 anos se organizam como caravana para participar do Círio de Nazaré. Este ano irão em menor número devido a indisponibilidade de hospedagem em Belém. Por último, destacou que alguns romeiros irão pela primeira vez, outros vão para pagar promessas. Outras vão para consagrar e agradecer pela graça recebida. 

Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré é um evento anual, ocorrido no mês de outubro na cidade de Belém. O evento é conhecido como “carnaval devoto”, em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará e "Rainha da Amazônia". São 15 dias de programação, mas a maioria dos participantes acompanha os últimos dias de programação (do 12 a 15 de outubro). 

As procissões são gigantescas, as mais conhecidas são as corda e a fluvial, que ocorre nos últimos dias de evento. O Círio de Nazaré, assim como o Carnaval e o São João nordestino, representa a cultura brasileira. Além do aspecto religioso, o evento movimenta a economia local. 

Instagram @correioma