Copa de Basquete em Cadeiras de Rodas teve abertura na sexta

Seis equipes participam desta segunda edição interestadual, sendo uma do Pará, Tocantins, Piauí e duas do Maranhão

BASQUETE Assessoria Copa de Basquete em Cadeiras de Rodas teve abertura na sexta

Assessoria
10/11/2018 10:30 atualizado em 10/11/2018 11:42

Aconteceu no início da noite desta sexta-feira (9), na quadra de esporte da escola Dom Bosco, a abertura oficial da 2° Copa Interestadual de Basquete em Cadeira de Rodas. O evento contou com a presença de autoridades políticas e representantes de entidades que atuam com a pessoa com deficiência, além das seis equipes participantes, sendo uma do Ceará, Pará, Piauí, Tocantins e duas do Maranhão, sendo uma de São Luís e outra de Imperatriz, o Cenapa (Centro de Assistência Profissionalizante ao Amputado e Deficiente Físico).

Com o dispositivo de honra formado, os times desfilaram em quadra empunhando a bandeira do seu estado. A bandeira do Brasil foi conduzida ao centro da quadra pela cadeirante Arlene Fonseca, logo na sequência a execução do hino nacional pela banda musical do 50° BIS. Emanuel Jr., do Instituto Reviver, de Palmas/TO, fez o juramento do atleta. Em seguida, a apresentação de dança em cadeiras de rodas emocionou a todos os presentes.

Nas falas dos convidados, o vereador Carlos Hermes, enumerou os pontos positivos do evento e disse, em especial, às equipes de fora, que Imperatriz é uma cidade bastante acolhedora. Já Adonilson Lima, superintendente regional de Articulação Política do Governo do Estado, destacou que na gestão do atual governador Flávio Dino ações como esta, de inclusão social, promovida através do esporte, é uma das prioridades do governo. Márcio de Sá, que integra o comitê de organização do evento, completou que esse apoio é fundamental para nossa região e cidade, ainda mais por acontecer de forma descentralizada. Emídio Bezerra, do Instituto Legal de Cultura, a entidade promotora da competição, reconheceu a importância também do Equatorial Grupo e da Cemar, como patrocinadores, além de enumerar entre outros projetos, a realização dos Jogos de Verão, evento de grande porte que aconteceu em Imperatriz durante praticamente três meses, com apoio do Grupo Mateus, no ano retrasado.

Por último e dando como aberto oficialmente a 2° Copa Interestadual de Basquete em Cadeira de Rodas, a analista de comunicação da Cemar, jornalista Kelly Campos, ressaltou que esta é a segunda vez que o grupo patrocina a iniciativa e que são inúmeros outros projetos que são apoiados, sempre visando o desenvolvimento social, esportivo e cultural. Para ela, a superação e o empenho de todos os atletas é um exemplo a ser seguido todos os dias, além de evidenciar a relevância que o evento representa para os imperatrizenses.

Jogos

Os jogos aconteceram, ainda, na sexta-feira. O primeiro confronto foi entre as equipes de Ananindeua/PA e Palmas/TO, com a vitória dos paraenses por 77 a 25. A segunda disputa foi bastante acirrada, ponto a ponto até os minutos finais da partida, entre Teresina/PI e São Luís/MA, com os piauienses registrando apenas quatro pontos à frente, no placar final de 64 a 60. A noite, após a cerimônia de abertura, foi a vez da equipe do Cenapa enfrentar o time de Clube Ananindeua Basquete Sobre Rodas. Uma partida cheia de adrenalina e rivalidade, com os visitantes levando a melhor, assinalando 55 pontos contra 32 dos imperatrizenses.

A 2° Copa Interestadual de Basquete em Cadeira de Rodas mantém a parceria de patrocínio com o grupo Equatorial Energia e Cemar através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Maranhão, com organização do Instituto Legal de Cultura.

Copa de Basquete
Instagram @correioma