Conheça os deputados federais eleitos no Maranhão

Foram eleitos 18 deputados federais no estado. Josimar do Maranhãozinho, Eduardo Braide, e Marcio Jerry estão entre os mais votados.

ELEITO Candidatos federais eleitos
Reprodução/Candidatos federais eleitos
Hyana Reis

Hyana Reis
Domingo, 07 de Outubro de 2018

O Maranhão elegeu neste domingo (07) 18 Deputados Federais. Ao todo 213 candidatos de 33 partidos concorreram às vagas no legislativo, e entre eles Josimar do Maranhãozinho (PR) foi o mais votado no estado, com mais de 192 mil votos. Eduardo Braide (PMN) e Marcio Jerry (PCdoB) também estão entre os candidatos com mais votos.

Além deles, também se elegeram para o cargo: Junior Lourenço (PR); Rubéns Junior (PCdo B); Pedro Lucas Fernandes (PDT); André Fufuca (PP); Bira do Pindaré (PSB); Edilázdio (PSD); Cléber Verde (PRB); Juscelino Filho (DEM); Aluísio Mendes (PODE); Junior Marreca Filho (PATRI); Hildo Rocha (MDB); Zé Carlos (PT); João Marcelo (MDB); Gil Cutrim (PDT); e Pastor Gildenemyr (PMN).

Cada estado tem uma representação proporcional a sua população, definida por lei complementar federal, porém com o número mínimo de oito e máximo de setenta deputados por estado. No Brasil são 513 deputados no total . O Maranhão é um dos estados do Nordeste com mais representantes, ficando atrás do estado da Bahia (39), Pernambuco (25) e Ceará (22).

O que faz o deputado federal? 

Compete ao deputado federal o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, emenda à Constituição Federal e propor emenda para a constituição de um novo CC (Congresso Constituinte) para confecção de nova Constituição. O deputado federal fiscaliza as leis formuladas pelo Senado.

Deputados Federais do Maranhão
Instagram @correioma