Cemar abre edital para apoiar projetos sociais de instituições

Instituições do terceiro setor tem a chance de concorrer apoio financeiro para executar projetos sociais 

INICIATIVA Ilustrativa Cemar abre edital para apoiar projetos sociais de instituições
Daniela Souza

Daniela Souza
12/02/2019 14:30 atualizado em 12/02/2019 16:13

Com inscrições previstas até o dia 15 de março, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) abriu mais um edital por meio do Programa de Responsabilidade Socioambiental. O edital objetiva selecionar projetos culturais e esportivos 2019, aprovados na Lei Estadual de Incentivo para o estado do Maranhão.  

Na edição de 2019 a Companhia receberá os projetos já aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura ou Esporte (que possuem o certificado de mérito), ou aqueles que já deram entrada nas secretarias estaduais. 

A instituição interessada em enviar algum projeto deve se atentar a proposta ligado ao campo cultural ou esportivo, procurar as Secretarias Estaduais de Cultura ou de Esporte e dá entrada no seu projeto. Em seguida, baixar o Edital da Cemar e inscrever-se.  

Vale lembrar que os patrocínios da Cemar ocorrem por meio da Lei Estadual de Incentivo e contemplam projetos que tenham atividades culturais e esportivas. Por este motivo só são aceitos projetos que tenham certificado de mérito cultural ou esportivo emitido pelas Secretarias Estaduais de Cultura ou Esporte.  

Devem se inscrever apenas pessoas jurídicas e com propostas de atividade (em forma de projeto) que envolva esporte ou cultura. A Lei de Incentivo não permite que pessoas físicas sejam proponentes. 

No ato da inscrição a instituição deve ter  posse do certificado de mérito ou do protocolo de entrada deste certificado, o proponente deve acessar o site da Cemar e clicar no banner “Edital de Seleção de Projetos 2019” entre 11 de fevereiro e 15 de março e ler o edital.  

Os dados solicitados são: Preencher o formulário; Anexar a planilha orçamentária; Anexar o projeto em PDF ou Word (o mesmo projeto entregue na Secretaria ao dar entrada no certificado de mérito); Anexar o Plano de Mídia; Opcional: Anexar portfólio do projeto (caso tenha). 

Após o período de inscrição, os projetos passarão pela análise do Comitê interno da Companhia para avaliação final e todos os selecionados serão divulgados no site da Cemar. Os patrocínios são destinados a projetos aprovados por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e à Cultura, que estiverem em conformidade com as condições e exigências estabelecidas no edital da Cemar. 

Para Jeane Pires, Analista de Responsabilidade Social da Cemar, o edital possibilita que tenhamos uma diversidade de projetos. “Nosso objetivo é democratizar o acesso aos recursos das leis de incentivo e dar oportunidades para que mais pessoas consigam financiamento. Assim, a cada ano proporcionamos acesso ao esporte e à cultura com mais qualidade e a muito mais pessoas.” 

Em 2018 a Companhia recebeu 318 projetos por meio do Edital de Seleção para Projetos Esportivos e Culturais e foram selecionados 41 projetos e deste total 28 são culturais e 13 esportivos.  Só em projetos esportivos e culturais a Cemar já investiu mais de R$65 milhões de reais.  
 

Com informações da assessoria

Instagram @correioma