Celulares piratas serão bloqueados a partir de domingo

O bloqueio faz parte de um projeto da Anatel de combate a pirataria de aparelhos no país

ESTADO Reprodução Celulares piratas serão bloqueados a partir de domingo

MA 10
23/03/2019 08:20 atualizado em 23/03/2019 09:38

A partir deste domingo (24), os aparelhos irregulares, considerados telefones piratas sem certificação ou que foram clonados e roubados, serão bloqueados em todo maranhão e outros 14 estados brasileiros.

A ação faz parte da terceira etapa do projeto celular legal desenvolvido pela Anatel e que visa tirar de circulação em todo país esse tipo de aparelho.

O bloqueio atinge apenas aparelhos adquiridos a partir do dia 07 de janeiro deste ano. Quem tiver um aparelho irregular, a medida também vale para todo celular que for habilitado a partir de agora. O consumidor pode se prevenir, pesquisando no site celular legal da Anatel se o IMEI, uma espécie de número de fabricação que vem no aparelho, é regular ou não

O selo de certificação da Anatel no aparelho é também outro indicador de garantia. Mais de 240 mil celulares já foram bloqueados em todo o país, outros 531 mil receberam mensagens de aviso sobre o desligamento. Quem tem um telefone considerado irregular, deverá procurar a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho para buscar os direitos do consumidor.

Instagram @correioma