Cavalo de Aço conhece adversário da Copa do Brasil

O sorteio dos jogos da primeira fase da Copa do Brasil de 2019 foi realizado na noite de quinta pela CBF

CAVALO DE AÇO Divulgação Cavalo de Aço conhece adversário da Copa do Brasil
Carloto Junior

Carloto Junior
14/12/2018 12:07 atualizado em 14/12/2018 14:29

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou sorteio, na noite de quinta-feira (13), em sua sede, no Rio de Janeiro, dos jogos da primeira fase da Copa do Brasil de 2019. A competição está programada para iniciar no dia 6 de fevereiro com as finais nos dias 4 e 11 de setembro.

O Maranhão tem três representantes na Copa do Brasil do próximo ano. O Moto Club, atual campeão estadual; o Imperatriz, vice-campeão e o Sampaio Corrêa, campeão da Copa do Nordeste, mas que só vai entrar a partir das oitavas de final.

Divididos em potes e de acordo com o Ranking da CBF, o Imperatriz foi sorteado para enfrentar o Náutico-PE. O Moto Club recebe o Vitória-BA. Os jogos acontecem em Imperatriz e São Luís, respectivamente, com os visitantes jogando pelo empate. Quem vencer o jogo se classifica para a segunda fase.

Forma de disputa

A edição de 2019 tem os mesmos moldes da edição de 2018. Na primeira fase as equipes se enfrentam em jogo único na cidade da equipe pior ranqueada, com o visitante jogando pelo empate. A segunda fase também será em jogo único, com os jogos sendo sorteados, mas com uma diferença: em caso de empate nos 90 minutos, a vaga será decidida nos pênaltis.

A partir da terceira fase os jogos passam a ser disputados no sistema de mata-mata (ida e volta). Em caso de empate em números de pontos ao final do 2º jogo, o saldo de gols definirá o classificado. Caso também empate a vaga será decidida nas penalidades máximas. Desde 2018 a Copa do Brasil não usa mais o gol fora de casa como critério de desempate.

Oitavas de final

As 5 melhores equipes, das 80 que iniciam a Copa do Brasil, se juntarão às 11 equipes que entram, diretamente, na fase de oitavas de final. São elas: Palmeiras, Flamengo, Inter, Grêmio, Atlético-MG, Cruzeiro e Atlético-PR (todos na Libertadores), Sampaio Corrêa (campeão da Copa do Nordeste), Paysandu (campeão da Copa Verde) e Fortaleza (campeão da Série B). Em novo sorteio essas equipes vão se enfrentar no sistema de mata-mata, até definir os dois finalistas. O Cruzeiro é o atual bicampeão da Copa do Brasil.

Para ver a tabela, sem datas e horários, da primeira fase da Copa do Brasil, clique aqui

Instagram @correioma