Cartão de Confirmação do Enem 2018 será divulgado dia 22 de outubro 

O Enem é a principal forma de ingresso nas universidades públicas brasileiras

EDUCAÇÃO O Enem foi adotado para outros processos seletivos, como o programa ‘Cidadão do mundo’.
Reprodução/O Enem foi adotado para outros processos seletivos, como o programa ‘Cidadão do mundo’.
Daniela Souza

Daniela Souza
Quarta-feira, 10 de Outubro de 2018

Inicia os preparativos para mais um Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Ministério de Educação divulgou na página oficial do Enem que no dia 22 de outubro estará disponível o cartão que informa o local de prova de cada candidato, além disso, a ficha deve apresentar os horários e o número de confirmação das inscrições.  

O primeiro dia de prova ocorre dia 04 de novembro (primeiro domingo do mês), com a aplicação do caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo domingo de novembro (11/11) acontece o segundo dia, com as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias.  

O Enem é a principal forma de ingresso nas universidades públicas brasileiras. A prova contém 180 questões objetivas e de múltipla escolha (cinco alternativas para marcar uma certa: A, B, C, D, e E)  e são divididas para cada área do conhecimento proposto: no primeiro dia terá 45 questões de Ciências Humanas; 45 de Linguagens e Códigos Redação. No segundo 45 de matemática e 45 de Ciências da Natureza. Além das questões, tem uma redação dissertativa de um tema surpresa.   

De acordo com o calendário, no dia 14 de novembro os gabaritos serão divulgados. Em janeiro será informada as notas de cada participante do exame e a partir de fevereiro começam as inscrições nos cursos presenciais nas universidades federais de todo o país. O Enem foi adotado para outros processos seletivos, como o programa ‘Cidadão do mundo’ que dá a oportunidade de um universitário ficar quatro meses em outro país, desde que não tenha estudado o ensino médio em escola particular.  

Além disso, as provas possuem textos que contextualizam as questões, algumas charges, histórias em quadrinhos ou gráficos. Assim o exame exercita a capacidade de interpretação textual e visual do participante com esse formato de prova. 

Acompanhe aqui mais informações. 

Instagram @correioma