Caravana Passeios pela história e cultura do MA passará por Imperatriz

O projeto literário chega às escolas públicas de Imperatriz no próximo dia 16 de Outubro

LITERATURA O projeto é desenvolvido pelo caxiense Wilson Marques.
Divulgação/O projeto é desenvolvido pelo caxiense Wilson Marques.

Assessoria
Quinta-feira, 11 de Outubro de 2018

Com 20 anos de trajetória como autor, o caxiense Wilson Marques tinha um antigo sonho: Democratizar o acesso a suas obras entre crianças maranhenses das cidades mais longínquas, e sem oferta de eventos culturais que estimulassem a formação de leitores em seu próprio estado. 

“Esse era um desejo meu era antigo e somente com o advento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e graças ao patrocínio da Cemar, pudemos realizar o projeto que chega agora a sua terceira edição e cada vez melhor, pois é incrível a resposta imediata das crianças impactadas pela Caravana”, revela o autor.

Esse ano, a terceira edição do projeto “Caravana – Passeios pela História e Cultura do Maranhão” está visitando 14 cidades maranhenses: Guimarães, Palmeirândia, Pinheiro, Turiaçu, Imperatriz, Buriticupu, Viana, Peritoró, Codó, Colinas, Passagem Franca e Itapecuru, além de São Luís e São José de Ribamar. Na bagagem leva também o mais novo Box do projeto “Caravana” contendo 6 Livros seus que contam de forma didática e divertida aventuras sobre temas como as revoltas da Balaiada e Beckman, além da Fundação de São Luís; e aspectos da rica cultura maranhense, como a lenda da Serpente Encantada, o São João e o patrimônio arquitetônico colonial da capital maranhense. Inspiradas nas lendas, história e tradições do Maranhão, esses livros reúnem as aventuras de Touchê, personagem que ensina coisas interessantes sobre a cultura da região, mas sempre de forma leve e instigante.

Os livros acondicionados no Box, contém seis títulos:  “Touchê, uma Aventura pela Cidade dos Azulejos”; “Touchê: uma Aventura em Noite de São João “; “Balaiada, a Revolta” ; “Touchê e a Rafa em a Revolta de Beckman”; “Touchê e Rafa em A Invasão Francesa e a Fundação de São Luís” e “Touchê e o Segredo da Serpente Encantada"; que são doados para as escolas visitadas em cada cidade.

A programação da Caravana realizada nas escolas públicas contempla encontro e bate papo com o autor, contação de estórias, teatralização de temas com o Grupo Xama Teatro e distribuição gratuita de livros. O projeto começou por Palmeirândia na segunda (08) e na terça–feira (09) passou por Pinheiro e depois o autor segue para as demais cidades, até o dia 28 de outubro quando finaliza a Caravana em São Luís.

Para Wilson Marques “cada nova edição de projeto é emocionante, e uma rica troca cultural entre as crianças contempladas. É uma forma de fomentar a leitura e levar cultura e conhecimentos da história maranhense de forma lúdica e divertida”, resume ele.

Confira as datas da programação da caravana:

  • 16/10 – Imperatriz
  • 17/10 – Buriticupu
  • 22/10 – Viana
  • 23/10 – Peritoró
  • 24/10 – Codó
  • 25/10 – Colinas
  • 26/10 – Passagem Franca
  • 27/10 – São José de Ribamar
  • 28/10 – São Luís
Instagram @correioma