Campus Santa Inês recebe mostra do Festival Guarnicê

A programação conta com sessões de filmes do acervo do festival

EDUCAÇÃO Pedro Henrique/Divulgação Campus Santa Inês recebe mostra do Festival Guarnicê

IFMA
27/09/2018 09:30 atualizado em 27/09/2018 14:42

Com o tema “Sua vida merece um novo roteiro”, a mostra itinerante do Festival Guarnicê de Cinema teve início na noite dessa quarta-feira (26), no auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês. Compareceram ao primeiro dia de atividades os alunos do campus, além de servidores e a comunidade. O evento é promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com o IFMA e segue até esta sexta-feira (28).

A programação conta com sessões de filmes do acervo do festival – alguns deles selecionados em alusão ao mês de prevenção contra o suicídio, o setembro amarelo. Além das exibições de curtas-metragens, o evento também promove uma oficina de Stop Motion oferecida aos alunos do campus.

A noite de abertura começou com uma apresentação musical de estudantes do campus, seguida da participação da professora Mirlene Pereira, que recitou uma poesia. O diretor-geral do Campus Santa Inês, professor Aristóteles Lacerda, e a diretora do Departamento de Assuntos Culturais do UFMA, Fernanda Pinheiro, deram as boas-vindas ao público e abriram oficialmente a mostra. O primeiro filme a ser exibido foi o longa-metragem “O último cine drive-in”, de Iberê Carvalho.

O diretor-geral do Campus Santa Inês, professor Aristóteles Lacerda, comemorou a realização do evento na cidade, que ainda não possui salas de cinema. “Por meio deste projeto, muitas pessoas terão a oportunidade de pensar, crescer, amadurecer, sonhar e criar cinema. Nós precisamos de mais arte, porque ela é humanizadora”, refletiu. Em sua fala, Fernanda Pinheiro destacou a importância de tornar o Guarnicê mais conhecido no interior do Estado. “Queremos despertar o interesse dos jovens pela produção audiovisual. Com isso a universidade cumpre o seu papel social, levando arte, cultura e conhecimento para a comunidade”, destacou.

Programação

A programação dos filmes a serem exibidos está dividida em três momentos. A Mostra Guarnicezinho ocorre pelas manhãs e é voltada para o público infantil. Já a Mostra Jovem será realizada no turno vespertino, reunindo curtas-metragens com a temática da valorização da vida. Depois da mostra, haverá um bate-papo mediado pela psicóloga Simone Maidel. A Mostra Comunidade será apresentada somente no segundo dia do evento, a partir das 19h, contando também com bate-papo mediado pela professora Eva Dayna Felix Carneiro. Na noite da sexta-feira (28), haverá cerimônia de encerramento com exibição do longa-metragem maranhense “Ai que Vida”, de Cícero Filho.

Veja a programação completa abaixo:

Instagram @correioma