Calçadão de Imperatriz será revitalizado pelo Governo do Maranhão

A proposta é fazer uma cobertura no Calçadão e proporcionar conforto aos comerciantes e consumidores da região

REFORMA Daniela Souza Calçadão de Imperatriz será revitalizado pelo Governo do Maranhão
Daniela Souza

Daniela Souza
09/02/2019 15:35 atualizado em 09/02/2019 16:45

O principal centro comercial de Imperatriz e região passará por reformas ainda neste semestre. O presidente da Associação Comercial de Imperatriz (ACII), Guilherme Maia, pontuou a relevância da obra para o município e afirma que todo o processo está sendo realizado em parceria com o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura.  

“A obra foi uma solicitação da Associação Comercial, mas não é para os empresários, é para toda a população. As pessoas que vão ao Calçadão estão submetidas a um sol de 30°C a 40°C, e agora nesse período chuvoso também estão submetidas às chuvas. Então a reforma tem como principal objetivo oferecer maior conforto a todos” disse. 

Maia afirma que todos vão ganhar com mais essa reforma. “Não somente o empresário, mas todos que irem às compras. Ganha não só os imperatrizenses, mas a Região Tocantina, pois este será um dos maiores shopping aberto da região”. Segundo ele, a nova infraestrutura vai gerar muito mais empregos e restaurantes no local.

O presidente destaca ainda que a proposta é fazer uma cobertura no Calçadão para que haja estabelecimentos abertos no período da noite. “Em lugares que tem esse tipo de infraestrutura, tem lanchonetes e lojas no período da noite. Isso gera mais emprego e renda para o município”.  

Guilherme Maia destacou ainda que outras obras foram solicitadas ao Governo Estadual com o objetivo de oferecer mais tranquilidade ao trânsito do município. “Já solicitamos um anel viário ao Governo do Estado para desafogar o trânsito da Belém-Brasília”.  

Outro destaque do presidente é que a obra vai gerar emprego e renda ao município e moradores de cidades adjacentes. Além da cobertura e reforma do Calçadão, outras propostas já estão andamento, como a climatização do Centro de Convenções, e serão realizadas pelo governador Flávio Dino para incrementar a economia de Imperatriz.  

O Calçadão é um dos maiores centros de compras da região. Foto: Daniela Souza

Para finalizar, Maia explicou que não é de responsabilidade da Associação remanejar os comerciantes autônomos do Calçadão para a reforma. “A nova infraestrutura vem sendo discutida com a prefeitura que já está ciente de que precisa determinar um local para ficarem. No planejamento da reforma tem espaços também para os ambulantes”, garante Maia.  

O Secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, responsavel pela execução, definiu a obra como outro importante cartão postal do município. "Este é um dos pontos de Imperatriz que a população tem mais apreço. Além disso, a reforma sem dúvida vai gerar emprego e renda, algo muito importante para a região ainda mais neste momento de crise política e econômica no país. Isso mostra e comprova que o governador Flávio Dino tem atenção especial com Imperatriz, pois novas obras foram anunciadas e iniciadas". O secretário reforçou ainda sua dedicação para o desenvolvimento do munícipio. "Eu, na condição de filho de Imperatriz, sinto-me muito honrado em poder dar minha contribuição para que a cidade se desenvolva cada vez mais". 

Governador Flávio Dino e Secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

Sobre o planejamento da nova infraestrutura, o engenheiro civil e responsável pelo contrato, Deoclides Neto, ressaltou que o andamento da obra está a todo o vapor. “Recebemos essa semana o alvará para podermos dar início aos serviços, com previsão para os próximos dias. Estamos providenciando a mobilização de equipamentos e contratação de pessoal para iniciarmos”. 

Pontua ainda que será uma obra que irá dar mais conforto aos transeuntes pois o calçadão será todo coberto, iluminado, com paisagismo, bancos e com nova pavimentação. “Tudo pensado para que as pessoas possam ter mais conforto ao fazerem suas compras”, declara, e explica que a obra irá gerar mais de 70 empregos diretos.  

A obra do Calçadão de Imperatriz é um projeto do Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). O presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC), Marconi Marques, declarou o total apoio do governo do estado para que tudo ocorra de forma positivo aos imperatrizenses.

"A obra será realizada pelo Governo do Estado. Os benefícios não serão somente para a classe empresarial, mas para toda a região. Será o maior shopping da região. Será referência para vários estados. Tem uma importância imensa para o desenvolvimento da cidade e região e o Governo do Estado está a frente desse progresso", finalizou.

Ambulates deverão ser remanejados até a conclusão da obra. Foto: Daniela Souza

 

Instagram @correioma