Atleta de Santarém conquista medalhas em maratona aos 62 anos

Isaac da Silva tem inúmeras conquistas no atletismo desde 70 quando começou sua vitoriosa carreira

ATLETISMO Luti Gomes Atleta de Santarém conquista medalhas em maratona aos 62 anos

Globo.com
19/10/2018 12:00 atualizado em 19/10/2018 15:00

Dedicação. Essa é uma das palavras que caracterizam Isaac da Silva Lima, atleta santareno que carrega um histórico de medalhas em competições nacionais e internacionais. Nos últimos dias 12, 13 e 14, mais uma página vitoriosa foi escrita em sua carreira: ele disputou uma maratona, em São Paulo, que prestou homenagem aos 110 anos de imigração japonesa no Brasil. Sua participação rendeu a primeira colocação nas competições individuais de 800 metros, 1.500 metros e 5 km, e o quarto lugar nos revezamentos 4x100 e 4x400.

Aos 62 anos, Isaac tem pique para treinar debaixo do sol escaldante das 11h da manhã e do meio da tarde. O amor pelo esporte é o que alavanca o atleta. – “Quando se ouve falar em corrida, a gente pode estar despreparado, pode estar sem correr, mas a vontade está no sangue, temos que estar lá, mesmo que a gente não corra, ao menos para participar” – afirmou o atleta.

O corredor participou da competição pela categoria master e, além das premiações conseguidas com os bons resultados nas corridas, ganhou uma medalha de destaque pelos feitos na competição. Isaac tem uma longa jornada como atleta. São 48 anos dedicados ao atletismo. Nos anos 1980, disputou as maratonas de São Silvestre. O seu melhor resultado veio em 1989, quando conseguiu a 31ª colocação entre 15 mil atletas, num percurso de 15 km. Com formação em Educação Física, além de atleta, ele foi professor. Iniciou sua carreira esportiva em 1970.

Sua primeira corrida oficial ocorreu em junho daquele ano, quando ficou em segundo lugar, depois de percorrer 4 km pelas ruas de Santarém. No ano seguinte, conquistou a primeira colocação em corrida promovida pelo 3ª Batalhão de Polícia Militar. Ao longo da vida, participou de diversas competições municipais, estaduais e até mesmo fora do Brasil, onde também conseguiu chegar ao pódio.

Isaac Lima é bicampeão brasileiro na categoria master, e também acumula participações na meia maratona do Campeonato sul-americano e na meia maratona do Campeonato Mundial, sempre com boas colocações. Mas, para ele, a maratona em homenagem aos 110 anos de imigração japonesa no Brasil foi sua melhor corrida. – “Eu nunca corri como dessa vez. Me senti em casa, com os amigos apoiando, todo mundo torcendo. A nossa equipe foi para briga da verdade” – concluiu.

Instagram @correioma