Atendimento gratuito marca programação do Novembro Azul em Imperatriz

Ao longo do mês serão realizados atendimentos com urologistas e teste rápido para prevenção do câncer de próstata

IMPERATRIZ As ações visam estimular que os homens tenham mais cuidado com a saúde.
Patrícia Araújo/As ações visam estimular que os homens tenham mais cuidado com a saúde.
Hyana Reis

Hyana Reis
Terça-feira, 06 de Novebro de 2018

Durante este mês o mundo inteiro realiza a campanha Novembro Azul, com o objetivo de alertar sobre o câncer de próstata e saúde do homem. E em Imperatriz a programação conta com ações de conscientização, entre eles testes rápidos e atendimento gratuito ao público masculino.

As 45 unidades básicas de saúde do município durante este mês intensificaram o atendimento aos homens e realizam atendimento de terça a quintas, das 14h às 20h, com exame de sangue e de toque. A expectativa é de que mais de 2.000 pessoas sejam atendidas ao longo da campanha.

Além do atendimento nos postos, também estão sendo realizadas ações de prevenção em pontos estratégicos da cidade. Nesta quinta-feira (07) será realizada a abertura da campanha na Casa do Idoso, com atividades voltadas para a saúde do idoso e a prevenção de diversos tipos de câncer.

Já nesta sexta-feira (08) uma equipe estará realizando uma blitz na Avenida Bernardo Sayão, alertando a população no geral sobre a importância de realizar os exames periodicamente. Já no sábado o alvo da campanha será o aeroporto, com palestras e testes rápidos.

A programação, que ocorre ao longo de todo o mês, inclui ainda palestras, blitz e testes rápidos em instituições de ensino, empresas privadas e na penitenciária. O dia D da campanha deve ocorrer no dia 24 de novembro, quando será realizada uma caminha em prol do Novembro Azul, com saída da Praça Brasil em direção à Praça de Fátima, a partir das 7h.

As ações visam estimular que os homens tenham mais cuidado com a saúde. "Em geral, os homens têm mais resistência em acessar os serviços de saúde, então a campanha do Novembro Azul vem para facilitar esse acesso e conscientizá-los de que eles devem se cuidar também e prevenir, entre outros, o câncer de próstata", explica a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco.

Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Instagram @correioma