Acontece próximo mês capacitação para Regional de Saúde de Imperatriz 

A SES destacou que o apoio matricial é uma estratégia de aproximação dos pontos de atenção envolvidos no cuidado integral ao usuário

SAÚDE Divulgação Acontece próximo mês capacitação para Regional de Saúde de Imperatriz 
Daniela Souza

Daniela Souza
23/07/2019 11:30 atualizado em 23/07/2019 13:49

Com o tema ‘Matriciamento: uma estratégia para ordenação do cuidado em saúde mental’, acontece no próximo mês um encontro regional de saúde com todos os municípios que compõe o polo de Imperatriz. A atividade é promovida pela Gerência Regional de Saúde de Imperatriz, ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES).  

O polo de Amarante do Maranhão, formado pelos municípios de Senador La Rocque, Buritirana, Sítio Novo do Maranhão e Montes Altos, já recebeu as palestras. Nos outros dois polos da regional, Imperatriz e Estreito, a capacitação será realizada, respectivamente, nos dias 2 e 23 de agosto. 

A SES destacou que o apoio matricial é uma estratégia de aproximação dos pontos de atenção envolvidos no cuidado integral ao usuário, visando a corresponsabilização das equipes e fortalecimento do vínculo do usuário com a Atenção Primária. 

No total, foram três palestras proferidas: “Pelas Veredas do SUS, Qual o Meu Lugar?”, ministrada pela assessora técnica da Gerência Regional de Saúde de Imperatriz, Benta Lopes; “Suicídio da Abordagem dos Clássicos da Filosofia”, com o professor e mestre em Filosofia, Ricardo Coelho; e “Matriciamento: Possibilidades e Desafios”, com a diretora de saúde da Gerência Regional de Saúde de Imperatriz, Marlene Costa. 

Pontua ainda que a ideia é estruturar os serviços para trabalharem juntos em prol de um usuário. Isso reduz custos para o Estado, “mas, principalmente, torna o serviço mais resolutivo para quem precisa”, explica Marlene Costa. 

Em Amarante, participaram profissionais de saúde dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Estratégias de Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos cinco municípios. 

(Com informações da assessoria)

Instagram @correioma