Ações promovidas pelo SESI marcam ‘Outubro Rosa’ em Imperatriz

Objetivo foi alertar a sociedade em geral e promover conhecimento para o combate ao câncer de mama e ao de colo uterino

IMPERATRIZ Reprodução Ações promovidas pelo SESI marcam ‘Outubro Rosa’ em Imperatriz

Assessoria
29/10/2019 16:58 atualizado em 29/10/2019 17:01

Outubro é o mês internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, e mais recentemente da prevenção do câncer do colo de útero. Durante todo o mês diversas ações foram realizadas pelo Sistema FIEMA em todo o estado. Em Imperatriz, o SESI promoveu atividades alusivas a essa causa em empresas, organizações e dentro da própria instituição, com o objetivo de discutir o tema e colaborar no combate a essas doenças.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, espera-se quase 60 mil novos casos do câncer de mama, e aproximadamente 17 mil casos do câncer do colo de útero em 2019. Estatísticas que assustam e revelam a importância de falar sobre esse tema. “Informação nunca é demais, ainda em se tratando de casos que atingem milhares de mulheres em nosso país. Precisamos espalhar a informação correta, pois o melhor combate é a prevenção. E não existe prevenção sem o conhecimento”, afirmou a enfermeira do trabalho do SESI, Vanessa Reis.

Assim, com esse objetivo, foi realizada na última quinta-feira, 24, a palestra “ Câncer de Mama e Colo Uterino - Vamos falar sobre isso? ”, que reuniu mães de alunos, colaboradoras do SESI e trabalhadoras da indústria em Imperatriz. O palestrante, Ronan Lacerda, salientou conceitos, medidas de prevenção e esclareceu dúvidas das participantes. “É de extrema relevância que as mulheres se conheçam, se toquem e fiquem atentas aos casos suspeitos. Lembrando que o autoexame não substitui os exames clínicos e a mamografia, mas é um aliado no diagnóstico precoce, que traz uma possibilidade maior de cura, na maioria dos casos”, ressaltou.

A mãe de aluno da Escola SESI Marly Sarney e psicóloga, Teresa Legalli, foi uma das participantes da palestra. Ela teve suas dúvidas esclarecidas, e afirma que ações como esta, idealizada pelo SESI, traz um conhecimento necessário a todas as mulheres. “A mulher precisa ter esse cuidado com o seu próprio corpo, e quando tem um evento deste, e a gente se prontifica a vir, e se conhecer melhor, é gratificante. Considero uma iniciativa relevante, já que os dados são tão expressivos. O SESI está de parabéns”, destacou. Após a palestra foram ofertados serviços gratuitos de avaliação bioimpedância, exame clínico das mamas e vacinação, em parceria com a Prefeitura Municipal de Imperatriz.

Caminhada Um Passo de Amor pela Vida

Integrando a programação do ‘Outubro Rosa’ do Sistema FIEMA, o SESI Imperatriz realizou no último domingo, 27, a caminhada ‘Um passo de amor pela vida’. Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero, a instituição reuniu adeptos da caminhada, colaboradoras do SESI e da indústria, em uma manhã de saúde, esporte e lazer.

 A equipe de promoção da saúde foi a responsável por esta iniciativa, que foi realizada na Av. Beira Rio, e ofereceu serviços gratuitos de aferição de pressão e teste de glicemia ao público presente, finalizando com um café da manhã compartilhado. A educadora física do SESI, Raymara Pinto, ressaltou o objetivo de alertar, e incentivar a prevenção ao câncer como forma de combatê-lo. 

Instagram @correioma