65,3% dos consumidores devem gastar até R$ 100 no “Dia dos Namorados” 

A pesquisa apontou ainda que 46,9% dos imperatrizenses devem presentear na data comemorativa 

IMPERATRIZ Reprodução 65,3% dos consumidores devem gastar até R$ 100 no “Dia dos Namorados” 
Daniela Souza

Daniela Souza
11/06/2019 15:00 atualizado em 11/06/2019 17:00

O 12 de junho, considerado o ‘Dia dos Namorados’ no Brasil, promete aquecer o comércio. Nesta data, os comerciantes abastecem seus estabelecimentos e buscam atender e oferecer novidades e promoções para atrair os consumidores às compras.  

Para saber mais das intenções de compras no comércio local, a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) realizou um levantamento para medir se os consumidores vão ou não presentear neste dia 12.   

A pesquisa apontou que 46,9% dos imperatrizenses devem presentear no dia dos namorados, enquanto 27,7% permanecem indecisos. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que a data comemorativa deve registrar alta de 1,9% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.  

Ainda segundo a confederação, o setor de vestuário e acessórios devem representar o maior índice de vendas no período, equivalendo cerca de R$ 600 milhões. Os descontos e promoções nas vitrines são os principais fatores que influenciam os consumidores locais na hora de comprar o presente ideal.  

46,5% devem optar por empresas que ofereçam descontos nos produtos. 14% levam em conta o preço, porcentagem igual para a qualidade dos produtos, enquanto apenas 9,3% consideram o bom atendimento como um fator de influência. A economia na hora de presentear é uma aliada para 65,3% dos consumidores que pretendem gastar até R$100,00 no presente.  

Além disso, 22,8% devem investir entre R$ 101,00 a R$ 150,00 e apenas 4% dos participantes optaram por presentes acima de R$300,00. Os resultados refletem ainda na pesquisa dos melhores preços, onde 61,9% dos entrevistados se enquadram. Neste cenário, 43,4% usam a internet e sites de compra para comparar as ofertas, 22,9% pesquisam em shoppings, 15,7% no comércio central e 8,4% em aplicativos de ofertas.  

O dinheiro em espécie foi a forma de pagamento escolhida pela maioria dos participantes (35,9%), enquanto o parcelamento foi a última opção (17,5%). O levantamento revela que o perfil do consumidor mais propenso a presentear na data é formado pelo público feminino (69,2%), seguido pelo masculino (30,8%).

Produtos mais procurados

O levantamento da ACII aponta quais os presentes mais atrativos segundo a escolha dos consumidores. Roupas (17,5%), Assessórios (17,5%), Jantar (10,3%), Presentes Personalizados (10,35), Livros (6,2%) e Calçados (5,2%) são os produtos mais procurados no dia dos namorados. Os participantes também responderam qual a forma que gostariam de serem presenteados. Presentes Personalizados (11,5%), Roupas (10,6%), Assessórios (10,6%), Jantar (9,6%) e Joias (8,7%) figuram os mais almejados. 

O levantamento de intenção de compra para o ‘Dia dos Namorados’ contou com a participação de 130 consumidores no período de 28 de maio a 10 de junho de 2019. A margem de erro da amostra é de 7%. O índice de confiabilidade é de 90% dos resultados retratarem a realidade. 

(Com informações da assessoria)

Instagram @correioma