Possibilidade x frustração
Reprodução/Possibilidade x frustração

Quer aprender a não se frustrar?

O que é uma expectativa? Ânsia de esperar por algo ou alguma coisa que seja viável ou provável que aconteça. O que é uma possibilidade? Estado do que pode ou não ocorrer ou tende a acontecer. O que é uma frustração? Do latim frustratione (deixar sem efeito) é um sentimento que ocorre, quando algo que era esperado não acontece. Sabia que excesso de expectativa é o caminho mais curto para a frustração?

Temos uma reação de medo as constantes mudanças da vida. E a justificativa que usamos com frequência, para não assumirmos as responsabilidades por nossas ações, é colocarmos a culpa em alguém. Dessa forma, podemos nos bancar de vítima inocente. Porém, ao nos transformarmos em vítimas, essa situação não nos fará melhorar e não mudará o cenário de decepção.

Vamos fazer um teste? Que tal a partir de agora vivermos no mundo das possibilidades? Que tal contarmos mais conosco e menos com os outros? Tudo em nossa vida pode acontecer ou não. São os velhos 50%. As chances são as mesmas. Tente tirar o peso das situações e assuma o controle. Diga assim: “Eu crio a minha própria vida”. E nunca diga: “Na minha vida as coisas acontecem”.

Casos comuns de frustração: casar e pensar que viverá uma eterna lua de mel; abrir uma empresa e não ter o retorno esperado; esperar por uma suposta promoção, que não acontece. Para a sua satisfação total, precisaria daqueles outros 50% que não depende de você. 

Algumas pessoas, por viverem reféns das expectativas, ao se frustrarem começam beber, comer, trabalhar em excesso, dentre outros distúrbios que podem ser desenvolvidos. E como o Coaching pode ajudar? Essa sensação, de incapacidade pode ser suavizada, caso queira mudar seu mindset (configuração da mente).

O seu coach, depois de identificar qual o seu objetivo, deverá utilizar ferramentas poderosas durante as sessões. Que precisará de 100% do seu comprometimento. Dessa forma, estará nas suas mãos o resultado. Pois tudo depende, unicamente, do quanto você está disposto, a mudar de vida e de comportamento.

E de fato, tudo está em nossas mãos (dedos). Os cincos principais pilares, na construção do sucesso, que sustentam uma jornada bem sucedida são:

Polegar: Positividade e otimismo.

Indicador: Visão e direção. Esse é o dedo utilizado para apontar. É o dedo da direção e da visão. Para onde você está olhando, apontando, mirando. É o dedo da mira.

Dedo médio: Atitude e execução. Esse é o dedo da atitude.

Dedo anelar: Compromisso e valores. É o dedo em que usamos alianças que simbolizam nossos compromissos, nossos valores.

Dedo mínimo: Controle emocional e detalhes. É o dedo do detalhe. E a emoção age nos detalhes. Por isso, esse é o dedo do controle emocional. (Livro SEJA FODA de Caio Carneiro)

Por fim, treine para viver em estado de possibilidade, assim você evita frustações desnecessárias. Coaching comigo!

Instagram @correioma