Sonhos
Reprodução/Sonhos

Passos para realização de sonhos

Visão é um objetivo preciso, definido claramente, com um plano e um esquema detalhados que serve como alvo. O que faz pessoas comuns saírem da mediocridade para o extraordinário? O que dizer de Thomas Edson, Ray Kroc, Carlos Chagas, Osvaldo Cruz, Suzana Herculano Hauzel? Pessoas como você que por terem clareza, olharam para seus sonhos e os realizaram. Nas palavras de Salomão: A falta de visão leva as pessoas à ruína. Alguém discorda? Vamos conhecer o Mapa da visão? Essa fantástica ferramenta de Coaching? Caneta e papel nas mãos e vamos praticar, pois, como diz a coach Flavia Freire: “conhecimento sem prática e sem repetição, geram obesidade mental”. O Mapa da visão compreende cinco passos.

 Escolha áreas significativas e nelas o sonho mais importante. Por exemplo, minhas áreas são: minha saúde, meus negócios, minha família, meu relacionamento, meus projetos de melhoria contínua. Escreva uma descrição clara e precisa dele. Tente desenhar ou encontrar uma imagem que sirva de representação gráfica ou símbolo de como seria a concretização do seu sonho. (Cocriar) Crie uma página de metas para esse sonho específico. Para isso, escreva o sonho em questão no topo da página. Depois faça a lista das “metas” específicas e intermediárias que precisam ser alcançadas para realizá-lo.

 Crie uma página para cada meta e chame-a de Passos para alcançar as metas. Em cada página, liste a meta intermediária que deseja alcançar e depois, faça uma lista dos passos que deverão ser dados para atingir essa meta. Em seguida, escolha qualquer passo completo da sua lista, que envolva o cumprimento de mais de uma tarefa e crie a página: Passos para Realizar as Tarefas. Faça uma lista das tarefas que precisam ser cumpridas para dar o passo em questão. A última etapa desse processo é especificar prazos para o cumprimento de cada tarefa e de cada passo. Assim que fizer isso, você estará pronta para começar. Já será capaz de se alinhar com suas metas, um passo ou uma tarefa de cada vez. Complete cada um até realizar seus sonhos. ( Fonte: Steve. K. Scott)

 Veja a importância de uma visão clara. Havia um atleta experiente que praticava salto com vara. Em cada série de dez saltos, ele conseguia ultrapassar o sarrafo no mínimo oito vezes. Um dia, ele aceitou um convite para fazer uma série de dez saltos, porém com uma pequena diferença: no alto das traves, não haveria nenhum sarrafo a ser ultrapassado. Depois de realizar os saltos, ele afirmou que aquela experiência não havia alterado em nada sua técnica de salto nem seu desempenho.

 Mas o que ele não sabia era que pesquisadores tinham instalado um sensor eletrônico na altura de onde ficavam os sarrafos. O resultado pelo sensor foi que na serie de dez saltos à barra eletrônica só foi ultrapassada quatro vezes, ou seja, um índice bem abaixo do desempenho normal do atleta. Isso mostra como o estabelecimento de metas é fundamental para o ser humano.  Por mais que o esportista tivesse se esforçado para executar os saltos como normalmente fazia, o simples fato de não visualizar a meta a ser ultrapassada comprometeu seu desempenho. Quando as pessoas não têm metas claras a serem alcançadas, não podemos esperar bons resultados.

 Então, acredite no seu potencial sinta a força atômica que carrega dentro de si. Ignore quando alguém criticar você. Vá com coragem!  Tenha foco no resultado! E quando estiver no topo mostre aos críticos de plantão o quanto foi importante ter uma visão bem definida. Quarteto do sucesso: sonhos, metas, passos e tarefas. Coaching comigo!

Instagram @correioma