Imperatriz completa 167 anos este mês
Reprodução/Imperatriz completa 167 anos este mês

O amor por Imperatriz expressado em 4 músicas

A música é uma das mais admiradas e aclamadas formas de artes, e nada pode declarar o amor melhor que uma boa canção. E um celeiro de artistas como Imperatriz, alguns se dedicaram a homenagear a cidade que nasceram, cresceram ou viveram, e vivem com melodias e rimas.

Com a proximidade do aniversário de 167 anos de Imperatriz, vamos relembrar algumas dessas canções que exaltam a beleza, a hospitaldiade e a diversidade da princesinha do Maranhão.

Imperador Tocantins

"Do lado daquela cidade existe um rio", talvez seja uma das mais conhecidas canções sobre Imperatriz já feitas. A música foi eternizada na voz de Carlinhos Veloz e já foi interpretada por outros artistas como Alcione e Erasmo Dibell. A letra fala sobre as belezas do Rio Tocantins e as riquezas das nossas terras. "Tucunaré, piau e o matagal que é sem igual", diz trecho.

O refrão da música deixa sua homenagem ao nosso rio, com o famoso verso "Toca essa água, toca essa mágoa, toca e desagua, Tocantins". A música fez com que seu intérprete, Carlinhos Veloz, ganhasse festivais pelo país e atingisse sucesso com a canção.

Hino de Imperatriz

Se há uma música que exalte Imperatriz grandiosamente este é o hino oficial da cidade. Composto de 3 vezes, a canção fala da beleza e riqueza da cidade: "Imperatriz crescente, com os matizes do progresso, tens história imponente, pelo valor de teu sucesso", diz trecho principal.

O hino oficial da cidade foi composto com letra e melodia por Ribamar Fiquene, que além de professor de Direito foi prefeito de Imperatriz de 1983 a 1988. Foi nesta época em que escreveu a música e a oficializou como hino da cidade.

Rio Tocantins

"Quem bebe da água deste rio só pode dizer que é feliz", é assim que começa a canção de José Ribeiro, em homenagem à Imperatriz e um de seus maiores tesouros que é o "Rio Tocantins". A faixa faz parte do álbum "Brasilidades", lançado pelo artista em 2016.

Além de homenagear o rio, a canção fala ainda dos encantos da cidade e diz "quem come da tua carne, se prende em teus encantos, e há sempre de voltar. Quem mergulhar no teu leito, de ti nunca mais esquecerá".

Águas claras

De autoria do cantor e compositor imperatrizense, Chico Nhô, 'Aguas Claras' é uma canção que homenageia Imperatriz falando sobre a saudade que o viajente e narrador da música sente das coisas únicas da cidade. "Imperatriz quanta saudade senti, tão linda princesa, na beira do rio [...] Voltei pra cantar minha terra e do seu canto também ", diz trecho.

A canção chegou a ser premiada no Festival de Música Imperatrizense (FMI) em 2016, conquistando o primeiro lugar para seu intérprete e compositor.
 

Instagram @correioma